Cultura comemora Dia da Mulher com atrações em museus

No Museu da Língua Portuguesa as mulheres são convidadas a participar do curso O Ator Jogador

sex, 06/03/2009 - 18h09 | Do Portal do Governo

O Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8, é tema de programação especial em quatro museus da capital. No Museu da Língua Portuguesa as mulheres são convidadas a participar do curso O Ator Jogador no Íntimo das Palavras de Poetisas Brasileiras. Uma aula de teatro composta por jogos e dinâmicas de grupo, ministrada a partir de poemas de grandes damas da literatura como Cecília Meireles, Cora Coralina, Adélia Prado e Hilda Hilst.

Já o Museu da Casa Brasileira homenageia as mulheres com uma apresentação do grupo Tias Baianas Paulistas e a Ala dos Compositores Kolombolo. O grupo reúne integrantes das alas das baianas de diversas agremiações carnavalescas de São Paulo como Vai-Vai, Nenê da Vila Matilde e Unidos do Peruche. Já o segundo conjunto surgiu em 2002, com o objetivo de trazer ao conhecimento do público um pouco da história do samba paulista. Juntos, os grupos apresentam clássicos do samba como Garoa, Resistência do Meu Samba, Tributo a Daniel, Claridade entre outros.

A exposição A Arte Sacra de Anita Malfatti em cartaz no Museu de Arte Sacra presta homenagem a uma das mais importantes artistas do movimento Modernista brasileiro. Anita Malfatti organizou a primeira exposição de Arte Moderna do país e, em 1917, em São Paulo, promoveu nova mostra com o apoio de Di Cavalcanti, que recebeu duras críticas de Monteiro Lobato. Diversos artistas uniram-se em sua defesa e do Modernismo. Associando-se a Mario e Oswald de Andrade, Menotti Del Pichia, Victor Brecheret, Sérgio Milliet e Heitor Villa-Lobos, entre outros, Anita participou da Semana de Arte Moderna de 1922.

Até o dia 31 de maio, o público poderá conferir 23 obras da artista. Entre as peças há a cópia de uma imagem do Cristo de Tiziano – produzida na década de 1910 no Museu de Dresden, Alemanha – até Cristo nas Ondas, quadro iniciado na década de 60 que ficou inacabado. Uma das peças centrais é São Paulo Apóstolo (1955), imagem que retrata o santo como padroeiro da cidade. Outro destaque é Deixai vir a mim as criancinhas, feita em carvão sobre papel.

Para fechar a programação, o Museu do Futebol promove visitas temáticas, com a proposta de mostrar o papel das mulheres nos momentos marcantes da história brasileira do século XX e a atuação delas na área esportiva, especialmente no futebol.

Serviço

Programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro
Tel.: (11) 3032-3727
Horário: das 10h às 18h
http://www.museulinguaportuguesa.org.br
Observações: Horário de funcionamento – das 13h às 17h
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3227 -0402.
Vagas limitadas

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu
Tel.: (11) 3663-3848
Terça a domingo das 10h às 18h (bilheteria até as 17h)
R$ 6 e meia-entrada
www.museudofutebol.org.br
Observações: Consulte o horário em dias de jogos.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032- 3727
Dia 8/3 às 11h
Grátis
www.mcb.sp.gov.br
Observações: Horário de funcionamento – de terça a domingo, das 10h às 18h

Museu de Arte Sacra
Av. Tiradentes, 676 – Luz
Tel.: (11) 3326-1373
Terça a domingo e feriados, das 11h às 19h
R$ 4 e meia-entrada
Arte Sacra de Anita Malfatti
Até 31/5

Da Secretaria da Cultura