Cultura: Começa hoje exposição no MAC em homenagem a Ciccillo Matarazzo

São 121 obras do acervo doado pelo próprio empresário ao Museu

qui, 09/02/2006 - 12h18 | Do Portal do Governo

Em homenagem ao seu principal fundador, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo inaugura hoje, às 18h30, a exposição Ciccillo – Acervo MAC USP,  com  121 obras do acervo doado pelo próprio empresário ao Museu. A mostra destaca a iniciativa proposta por ele, da formação de uma coleção de arte contemporânea com dimensões internacionais. Além disso, ao apresentar a iniciativa da transformação de uma coleção pessoal em patrimônio público, pretende motivar as doações ao MAC USP. A curadoria é de Elza Ajzenberg.

As doações de Matarazzo Sobrinho à USP ocorreram entre setembro de 1962 e fevereiro de 1963. Foram transferidas para a Universidade 429 obras de sua coleção particular: pinturas, esculturas, desenhos e gravuras. Também foram cedidas por ele 19 obras de artistas estrangeiros da coleção que mantinha com sua mulher, Yolanda Penteado, e 1.236 obras que pertenciam ao Museu de Arte Moderna de São Paulo, algumas premiadas nas Bienais Internacionais de São Paulo. A partir disso, em 8 de abril de 1963 foi criado o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, que abrigou as doações.

O empresário e mecenas foi responsável por várias iniciativas que contribuíram para a formação do patrimônio cultural de São Paulo e do Brasil, como a criação do Museu de Arte Moderna – MAM SP (1947), do Teatro Brasileiro de Comédia (1948), da Companhia Vera Cruz (1949) e da Bienal de São Paulo (1951), além do próprio MAC USP (1963). De acordo com a organização da mostra,  Ciccillo – Acervo MAC USP exibe esse olhar atento e contemporâneo de Matarazzo sobre as artes e os desdobramentos de sua iniciativa e estabelece os elos entre sua coleção particular doada à USP e as aquisições e doações que chegam ao museu.

A exposição divide-se em três temas: Coleção Inicial, Questões Estéticas e Desdobramentos da Coleção. Dessa forma, apresenta importantes momentos da origem do MAC USP, com trabalhos de Kandinsky, De Chirico, Modigliani, Picasso, Morandi, Boccioni, Tarsila, Anita Malfatti e Portinari, entre outros, ao lado de obras incorporadas ao acervo nas últimas décadas. São de artistas como Henry Moore, Christo, Rauschenberg, Hélio Oiticica, Waldemar Cordeiro, Claudio Tozzi, Regina Silveira, Julio Plaza, Arcângelo Ianelli, Leda Catunda, Sérgio Romagnolo e Marco Gianotti.

SERVIÇO

Ciccillo-Acervo MAC USP

Até o dia 2 de abril com entrada franca

MAC: Rua da Reitoria, 160 – Cidade Universitária

Tel. (11) 3091 3039 – Monitoria (11) 3091 3328

O MAC USP pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas. aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas

Da Agência Imprensa Oficial