Cultura: Ciclo Hora H na Casa das Rosas começa nesta terça-feira

Será uma semana com palestras, filmes, e outros eventos em homenagem ao poeta Haroldo de Campos

ter, 15/08/2006 - 8h30 | Do Portal do Governo

Entre os dias 15 (terça-feira) e 19 (sábado), a Casa das Rosas-Espaço Haroldo de Campos de Literatura e Poesia realiza o ciclo Hora H. Será uma semana com palestras, filmes, e outros eventos em homenagem aos aniversários de vida e morte do poeta Haroldo de Campos – compreendidos entre essas datas – que dá o nome a Casa.

A homenagem tem a curadoria de Ivan e Cid Campos e reúne estudiosos e admiradores da obra de Haroldo de Campos. Durante toda a semana serão feitas projeções de filmes, como os de Júlio Bressane, baseados nos livros Galáxias, e o especial de televisão Poetas de Campos e Espaços, de Cristina Fonseca. Além dos filmes, recitais com poetas como Gozo Yoshimasu (Japão) e Alice Ruiz, e apresentações musicais com Gilberto Mendes, Alberto Marsicano, Péricles Cavalcanti e Lívio Tragtenberg também irão compor a série de homenagens.

Confira a programação completa

Projeção contínua, durante os 5 dias,  dos vídeo Galáxia Haroldo, Galáxia Albina e Dark e Poetas de Campos e Espaços (veja horários abaixo).

Dia 15/08 – terça-feira – Jam H

20h – Abertura com jam session de Ivan de Campos, Péricles Cavalcanti, Alice Ruiz, Rogéria Holtz, Lívio Tragtenberg, Lucilla Tragtenberg, Cid Campos, Lica Ceccato, Edvaldo Viana, Marsicano e Sitar Experience.

Dia 16/08 quarta-feira – Transcrição H

No Museu da Língua Portuguesa

20h – Mesa redonda com debate sobre as transcriações feitas por Haroldo de Campos e adaptações de suas obras autorais para outros suportes. Com as presenças de Marcelo Tápia, Josette Manzoni e Prof. Kenneth David Jackson, da Universidade de Yale.

Dia 17/08 quinta-feira – Nipo H

18h – Lançamento do livro Hagoromo de Zeami, de Haroldo de Campos, pela editora Estação Liberdade

19h – Apresentação do poeta japonês Gozo Yoshimazu, Marilya Corbot, com trechos da obra Hagoromo de Zeami apresentados pelo grupo Hoshokai do Brasil.

Dia 18/09 sexta-feira – Madrigal H

Apresentação de Gilberto Mendes e Grupo Madrigal Ars Viva, interpretando peças musicais adaptadas de obras de Haroldo de Campos

Dia 19/08 sábado – Sarau H

21h – Encerramento da semana HORA H com leitura de Haroldo de Campos por Giulia Gam, Arnaldo Antunes, Omar Khoury,, Frederico Barbosa, Carlos Rahal, Cláudio Daniel, Horácio Costa, Lenora de Barros, Walter Silveira, Beatriz Amaral, entre outros. Em seguida, todo o público está convidado a apresentar obras de Haroldo de Campos em sarau aberto.

Vídeos

Dia 15

12h – Galáxia Haroldo, direção de Walter Silveira (2003), 130min. – Recitais de vários artistas e poetas, entre eles Augusto de Campos, Cid Campos, Marsicano, Frederico Barbosa e Cláudio Daniel, gravado no TUCA em São Paulo. O vídeo inédito é uma homenagem póstuma a Haroldo de Campos realizada no ano de sua morte.

15h – Poetas de Campos e Espaços, direção de Cristina Fonseca (1991), 63 min – Documentário sobre a poesia concreta marcado por entrevistas com seus ícones mais importantes Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari.

16h – Galáxia Albina, direção de Júlio Bressane (1987), 50 min – Vídeo poesia de fragmentos da obra Galáxias, de Haroldo de Campos.

17h – Galáxia Dark, direção de Júlio Bressane (1987), 50min – Segunda parte da transposição para o vídeo de fragmentos da obra de Haroldo de Campos.

Dia 16

12h – Galáxia Dark

13h – Galáxia Albina

14h – Poetas de Campos e Espaços

15h – Galáxia Haroldo

Dia 17

12h – Galáxia Haroldo

15h – Poetas de Campos e Espaços

16h – Galáxia Albina

17h – Galáxia Dark

Dia 18

12h – Galáxia Dark

13h – Galáxia Albina

14h – Poetas de Campos e Espaços

15h – Galáxia Haroldo

Dia 19

12h – Galáxia Haroldo

15h – Poetas de Campos e Espaços

16h – Galáxia Albina

17h – Galáxia Dark

Da Secretaria da Cultura

J.C.