Cultura: César Gaviria é o próximo convidado para o projeto Presidentes da América Latina

Exposição do ex-presidente da Colômbia será no dia 28 de março, no Memorial da América Latina

seg, 20/03/2006 - 13h02 | Do Portal do Governo

Inscrições para participar do seminário já estão abertas

César gaviria

O projeto Presidentes da América Latina   traz como convidado de sua terceira edição o ex-presidente da Colômbia César Gaviria. A apresentação será às 17h30, no dia 28. Quem estiver interessado em participar deve se inscrever pelo endereço eletrônico: memorial@memorial.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

Gaviria, que governou a Colômbia de 1990 a 1994, é conhecido na América Latina como mediador de conflitos, defensor da democracia, firme partidário da integração regional e protetor dos direitos humanos. Ao deixar o governo foi eleito secretário-Geral da OEA pela primeira vez. Em 1999, foi reeleito pelos Estados membros e iniciou o seu segundo mandato em setembro daquele ano.

O ciclo de conferências Presidentes da América Latina – Evolução do Processo Democrático na América,   é coordenado pelo ex-ministro Celso Lafer. O objetivo é promover reflexões sobre o desafio democrático que vive o continente. A ênfase fica para o processo de integração da América Latina, a experiência política de cada ex-governante na condução das mudanças e os saldos político, econômico e social de seus governos em face do cenário globalizado. O mérito do projeto fica por conta do distanciamento natural que ex-presidentes têm do cargo, fazendo dessa maneira uma análise mais crítica, significativa e abrangente.

Após a conferência de 50 minutos, o ex-presidente colombiano será sabatinado por um time de debatedores, como aconteceu nas edições anteriores com Fernando Henrique Cardoso e Eduardo Duhalde.

Os próximos convidados são: Ricardo Lagos (Chile); Oscar Arias (Costa Rica) e Ernesto Valadares (Panamá). A Fundação Memorial produzirá um DVD e um livro sobre a série.

Presidentes da América Latina – Seminário comCésar Gaviria Inscrições: Grátis

Seminário: Dia 28/03, terça-feira, às 17h30

Memorial da América Latina  – Auditório do Parlatino Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Metrô Barra Funda. Tel.: (11) 3823-4600. Acesso a portadores de deficiência física

www.memorial.org.br