Cultura: Centro Cultural Aúthos Pagano abre inscrição para cursos teatrais

Incrições vão até dia 30

seg, 13/03/2006 - 16h14 | Do Portal do Governo

Neste mês, o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano, incluiu na programação dois cursos de teatro – um dirigido a jovens e adultos e outro, para a 3ª idade. Ministrado pela atriz Victória Camargo, da Cia. do Latão, os cursos abordarão temas ligados à técnica, improvisação e interpretação. Por meio de exercícios corporais (habilidade e imitação de movimentos, sentido de equilíbrio), uso da voz (sua intensidade, expressão vocal e respiração); leitura e interpretação de textos teatrais, os alunos terão oportunidade de conhecer e se aproximar do universo teatral, ao colocar em prática o conhecimento adquirido na apresentação de pequenas cenas. A inscrição finaliza no dia 30 e pode ser feita no próprio Centro Cultural. A matrícula é gratuita e o valor dos cursos, de dois semestres, será de R$ 60 mensais. As aulas começarão em abril. Os organizadores do evento informam que os horários das turmas ainda estão em aberto e será definido de acordo com o número de inscritos.

Um pouco de história – O Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano foi criado em 1982, após ser doado ao governo do Estado pela viúva do Dr. Pagano. A antiga residência do casal, hoje sob a guarda da Secretaria da Cultura, passou por reformas e restauração, para preservar o mobiliário, os objetos e os documentos pertencentes ao renomado professor. Projetada em 1929 pelo arquiteto Gregori Warchavchik, precursor do design modernista aplicado à arquitetura, a casa se transformou num espaço para pesquisas, estudos e cursos em diversas áreas da filosofia, direito, astronomia, psicologia e antropologia. Assuntos sempre presentes nas coleções de livros da biblioteca do intelectual e que tiveram destaque na produção acadêmica, nos artigos e obras escritas por ele. “Foi um amante da pesquisa e da educação”, define a esposa do Dr. Pagano, a advogada Carmela Pagano. Além de bacharel em direito, filósofo e pesquisador do Departamento de Estatística do Município de São Paulo, foi professor de matemática e economia na Universidade Mackenzie e na Fundação Álvares Penteado, onde permaneceu até falecer em 1976.

Apaixonado por livros, possuía uma biblioteca, também doada ao Estado, com mais de 10 mil livros, que podem ser consultados livremente pelos freqüentadores. “Os alunos do ITA sempre visitam o acervo em busca de títulos raros que só encontram aqui”, orgulha-se Suely Elias, supervisora do Centro Cultural. Sob os cuidados da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o local tem sido procurado por estudantes universitários, professores e pesquisadores, interessados em participar das oficinas poéticas, dos cafés filosóficos e dos cursos de teatro, eventos que passaram a fazer parte da nova programação do espaço cultural.

SERVIÇO

Centro Cultural Aúthos Pagano

Rua Tomé de Souza, 997 – Lapa

Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17 horas

Mais informações pelo telefone (11) 3836-4316

Da Agência Imprensa Oficial