Cultura: Casa das Rosas recebe inscrições para 23 cursos durante o mês de agosto

Para todos os cursos, será cobrada uma taxa mensal de R$ 30

sex, 04/08/2006 - 11h01 | Do Portal do Governo

Ao longo do mês de agosto, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Literatura e Poesia, na avenida Paulista, alcança um feito notável em São Paulo e no Brasil: oferecerá nada menos que 20 cursos nas mais diferenciadas áreas, mas com eixo central na poesia.

Desde sua reabertura, em dezembro de 2004, nunca foram oferecidos tantos cursos durante um único mês na casa. Para todos será cobrada uma taxa mensal de R$ 30. Grupos de estudo e ciclos que realizam entrevistas públicas com poetas contemporâneos fazem parte das atrações do mês de agosto.

Uma homenagem ao poeta Haroldo de Campos também será realizada durante o mês. Entre os dias 15 e 19, haverá o ciclo de eventos Hora H, organizado por Ivan e Cid Campos.

O evento procura reunir estudiosos e admiradores da obra de Haroldo de Campos. Serão feitas projeções de filmes como os de Júlio Bressane baseados nos livros Galáxias, e o especial de televisão Poetas de Campos e Espaços, de Cristina Fonseca. Recitais de vários poetas – entre eles, Gozo Yoshimasu e Alice Ruiz – fazem parte do evento. Basta? Não, tem mais: apresentações musicais de Gilberto Mendes, Alberto Marsicano, Péricles Cavalcanti e Lívio Tragtenberg.

Dentre os cursos programados para agosto, Prazer em Conhecer, dado por Mitchiko Nakamura, promoverá uma análise dos aspectos importantes da literatura infantil. Mais especificamente os contos de fadas. O poeta e diretor da casa, Frederico Barbosa considera que o curso é a oportunidade dos pais aprenderem a educar a leitura de seus filhos desde pequenos. “É muito comum a gente ouvir de pais que os filhos não gostam de ler. Então aja, faça alguma coisa, veja o que há de interessante na literatura infantil e pare de reclamar do Estado, da escola, de Deus, se você não faz nada, não adianta”, recomenda o diretor. 

O curso Corpo de Baile de Guimarães Rosa, ministrado por Roberto Alves, faz uma análise da obra Corpo de Baile que neste ano completa 50 anos. Em Política, Ética e Poesia à luz dos embates do mito greco-latino, o professor Dr. Marcos Martinho do Santos (USP) pretende provocar uma discussão baseada em várias obras greco-romanas, como Odisséia, de Homero, por exemplo. A proposta é discutir conceitos da época e ver que elementos estão presentes nestes textos antigos que podem ajudar na compreensão dos atuais.

A idéia de perder o medo para escrever é o objetivo da oficina Erro, Mas Escrevo, por Fernando Carneiro e Marne Lúcio Guedes. Já o projeto Escrevivendo, por Karen Kipnis e Gilson Charles dos Santos busca incentivar jovens e adultos a produzirem textos e a refletirem sobre a maneira de escrever. Já em Textos em Movimento, sob a responsabilidade de Ana Roxo, o enfoque é a arte de interpretar, onde os alunos poderão recitar, falar poemas em voz alta.

 Em pouco tempo, a Casa das Rosas se consolidou como um espaço definitivo das letras na capital de São Paulo e uma referência para ser copiada em todo país. Nesse período, três mil pessoas participaram de 75 cursos de literatura e poesia. Foram realizados 70 lançamentos de livros, 15 exposições e 12 apresentações de peças de teatro. De acordo com Frederico Barbosa, a Casa das Rosas tem cumprido seu papel de ser um pólo de estudos, reflexão e de promoção da poesia e literatura. 

Nomes consagrados da poesia brasileira como Cláudio Daniel, Glauco Mattoso e Fabiano Calixto já passaram pelo espaço. Barbosa conta que o público que freqüenta os cursos é bem eclético. “A gente tem na mesma turma desde uma pessoa que é doutor em lingüística e outra que nem concluiu o primário. Tem também, por exemplo, um garoto de 14 anos na mesma sala que uma senhora de 80, diversidade que se for bem administrada é extremamente rica”, conclui o poeta.