Cultura: Casa das Rosas realiza o III Verão de Poesia

Projeto visa oferecer uma programação de cultura e lazer durante as férias

seg, 08/01/2007 - 8h59 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas, da Secretaria de Estado da Cultura, promove o III Verão  de  Poesias. O projeto oferece uma programação de cultura e lazer durante as férias, para quem permanece na Capital.

Neste ano, serão sete cursos com temas que vão desde a poesia lírica até brincadeiras literárias para crianças. Será cobrada uma taxa de matricula de apenas R$ 10 (os cursos Rascunhos Poéticos e  Jogos de ser Criança são gratuitos).

Para realizar a inscrição, vá à Casa das Rosas com um documento de identidade.

Confira a programação completa:

  • Poesia Lírica Moderna, por Roberto Alves

Terças-feiras: 9, 16, 23, 30 de janeiro e 6 e 13 de fevereiro, das 18 às 20h

Vagas: 50

Curso sobre as fontes básicas da lírica moderna. Inicia-se com o contexto europeu do Romantismo e de obra de poetas franceses da segunda metade do século XIX (em especial, As Flores do Mal de Baudelaire e Um lance de dados de Mallarmé). Em seguida, serão abordadas vanguardas artísticas do início do século XX (Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, etc.) e seu impacto sobre a literatura do mundo ocidental. Finalmente chega-se à obra dos poetas que levaram ao auge a experiência lírica em língua portuguesa ao longo do século passado (Fernando Pessoa e seus heterônimos, os modernistas brasileiros Mário e Oswald de Andrade, Bandeira, Drummond, Cabral, entre outros).

  • Leminskíada: uma viagem pelo universo poético de Paulo Leminski, por Fabiano Calixto

Quartas-feiras: 10, 17, 24, 31 de janeiro e 7 e 14 de fevereiro, das 18 às 20h

Vagas: 50

Curso sobre a obra do poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989), um dos mais importantes poetas brasileiros do século XX. O curso abrangerá, em seus 6 encontros, a obra poética, de prosa, de agitação cultural, enfim, as várias facetas deste artista extraordinário, deste artista de seu tempo.

  • A Poesia de Walt Whitman, por Clenir Bellezi de Oliveira

Quintas-feiras: 11, 18, 25 de janeiros, 1, 8, 15 de fevereiro, das 18 às 20h

Vagas: 50

Durantes os encontros serão estudados os principais poemas do livro Folhas de Relva, obra para a qual Walt Whitman dedicou toda sua vida. Ignorado pela crítica de sua época, Whitman foi redescoberto pelos poetas das gerações seguintes e consagrado um dos mais importantes autores do modernismo americano. Influenciou principalmente autores do movimento Beat, nos anos 1950, como Allen Guinsberg. Seus longos versos e sua voz poética universal marcam este artista à frente de seu tempo.

  • Pensando a Poesia Brasileira, por Cláudio Daniel

Sextas-feiras: 5, 12, 19, 26 de janeiro, 2, 9 e 23 de fevereiro, das 19 às 21h

Vagas: 30

Este curso apresentará um panorama da poesia brasileira desde a década de 1950 até os dias de hoje, enfocando a Poesia Concreta, o Tropicalismo, a Poesia Visual, a Poesia Marginal e outras tendências. Durante as aulas, será feita a leitura comentada de autores como Augusto de Campos, Torquato Neto, Paulo Leminski, Sebastião Uchoa Leite, entre outros, apontando os recursos estéticos utilizados por cada autor. Gravações em DVD e CD’s ilustram os encontros. Serão conhecidas, também, algumas das prinicpais revistas impressas e eletrônicas (Coyote, Oroboro, Sibila, Et Cetera, Cult entre outras).

  • Teoria e Prática do Poema (intensivo de férias), por Marcelo Tápia

Sábados: 6, 13, 20, 27 de janeiro, 3, 10 de fevereiro, das 10 às 12h

Vagas: 30

Desenvolvido em seis aulas, o curso desenvolverá uma abordagem teórica da linguagem poética, incluindo-se a aplicação de conceitos da lingüística e da semiótica; tratará, também, de elementos de versificação (ritmo, métrica etc.). Durante o programa serão propostos exercícios a partir de algumas das formas tradicionais de composição do poema.

  • Rascunhos Poéticos, por Carlos Savasini, Américo Bittar e Osvaldo Pastorelli

Sábados: 6, 13, 20, 27 de janeiro, 3, 10 e 24 de fevereiro, das 14 às 17h

Vagas: 50, Gratuito

Este grupo procurará trazer para cada encontro um elemento que sirva de base para discussão e, a partir da interpretação de cada um, sejam extraídos poemas individuais. Os elementos podem ser poemas, uma notícia um conto, uma crônica, um extrato de um romance, uma foto, uma reflexão. Ao final das criações, os resultados serão lidos e, da leitura, haverá o estímulo para a criação de poemas conjuntos, em grupos dentro da turma, ou com todos os elementos participando.

  • Jogos de Ser Criança (Para crianças de 7 a 12 anos), por Mitchiko Nakamura

Sábados: 6, 13, 20, 27 de janeiro, 3, 10 e 24 de fevereiro, das 15 às 17h

Vagas: 20 – Gratuito

Despertar o prazer pela leitura é, nos dias atuais, o objetivo central da educação. Assim, educar pela arte, pelo imaginário e pela brincadeira com poemas e textos infantis/juvenis é um meio através do qual estes encontros irão tornar a relação da criança com o texto literário intensa e prazerosa.

Em cada encontro será realizada uma atividade diferente, independente da anterior. As crianças podem, portanto, ingressar no projeto em qualquer momento.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Bela Vista

Metrô Paraíso. (11) 3285-6986

  www.cultura.sp.gov.br

Da Secretaria da Cultura