Cultura: Café é tema de exposição no Memorial do Imigrante

Exposição ficará por tempo indeterminado no memorial

ter, 04/04/2006 - 11h19 | Do Portal do Governo

A metade do século XIX e o início do século XX no Brasil foram marcados pela economia cafeeira, que chegou a atrair quase 3 milhões de imigrantes de todas as raças e etnias. Devido à importância deste fato para o país, o Memorial do Imigrante, da Secretaria de Estado da Cultura, realiza a exposição O Café: dos Campos aos Salões, que relata a história do café desde a vinda dos imigrantes, incluindo a época de ouro da produção cafeeira, até o declínio desse ciclo econômico no Brasil.

A exposição, com curadoria de Ana Maria da Costa Leitão, foi preparada pela museóloga e produtora Cecília Machado. Diante de toda uma série de pesquisas  realizada nos documentos arquivados do próprio memorial, o visitante poderá visualizar documentos da época, além de instrumentos de trabalho trazidos pelos próprios imigrantes, máquinas de descascar grãos de café para ensacamento, painéis que mostram como funcionava o trabalho no cafezal, além de fotos de proprietários de fazendas da época e maquetes de casas do período.

Cecília Machado acredita ser de grande importância para a população brasileira a realização da mostra. “A economia cafeeira proporcionou a implantação de uma política governamental de importação de mão de obra, sendo essa uma produção que incentivou a imigração maciça. A gente não vê isso ocorrer com outros tipos de agricultura, como a cana de açúcar”, afirma a produtora.

Durante o percorrer da mostra, os visitantes também poderão conhecer textos que relatam todo o processo da implantação da economia do café, que trouxe ao Brasil um crescimento econômico significativo. A decadência dos anos dourados teve início com a quebra da bolsa de valores de Nova York, que afetou diretamente a maior produção agrícola brasileira.

A exposição, que ficará por tempo indeterminado no memorial, é uma homenagem a todos aqueles que, direta ou indiretamente, se fixaram em São Paulo em conseqüência da expansão do café.

Exposição O Café: dos Campos aos Salões

  • Tempo indeterminado
  • Memorial do Imigrante
  • De terça a domingo, das 10h às 18h. Ingresso: R$ 4,00 e meia entrada
  • Rua Visconde de Parnaíba, 1316. Metrô Bresser.
  • Tel: (11)6692-1866/ 6695-1151
  • Acesso a portadores de deficiência
  • www.memorialdoimigrante.sp.gov.br  

Da Secretaria da Cultura