Cultura: Banda Sinfônica Jovem faz concerto com solos curiosos

Apresentação variada traz solos de tuba e flauta doce sopranino, às vésperas do feriado de Páscoa; grupo tem formação 50% feminina

qua, 12/04/2006 - 9h52 | Do Portal do Governo

Às vésperas do feriado de Páscoa, a Banda Sinfônica Jovem será a grande atração no Conservatório de Tatuí. Sob regência de José Antonio Pereira, um dos grupos que mais apresentou-se pelo interior paulista nos últimos tempos faz apresentação às 20h30 desta quinta-feira, 13, no teatro “Procópio Ferreira”. Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 3 (R$ 1,50 para idosos e estudantes com carteirinha).

O concerto será marcado pela variedade, a principal característica impressa à Banda Sinfônica Jovem pelo maestro Pereira. “Aposta inicial é mostrar um painel musical com diferentes estilos”, afirmou ele.

Nesse contexto, o concerto com uma hora de duração, terá dez peças, entre elas, obras de Norman Ward, Vivaldi e Gershwin. Os destaques serão os solos de Lucas Rodrigues da Costa, na flauta doce, e Aparecida Madalena Ribeiro, na tuba. “São solos pouco usuais. O flautista Lucas tem características virtuosísticas e apresentará o concerto de Vivaldi em dó maior para flauta doce sopranino”, iniciou o maestro. “Já a Aparecida, a Cidinha, aluna que iniciou o contato com a música no projeto ‘Ayrton Senna’, fará solo na peça Happy Hippo, de Norman Ward”, acrescentou. O programa inclui ainda peça solo para três trombones, do badalado americano George Gershwin.

O concerto terá ainda peça uma das músicas mais características da Espanha, que originou o folclórico dobrado brasileiro, a “Passo Doble”. “A música vem sendo apresentada num comercial de TV protagonizado pelo jogador de futebol Ronaldinho. Talvez poucos saibam, mas toda tourada espanhola conta com uma banda”, contou o maestro.

Composta por cerca de 60 instrumentistas, todos alunos do Conservatório de Tatuí, a Banda Sinfônica Jovem é democrática: recebe músicos de diversas cidades do interior paulista e, ainda, de Mato Grosso, Minas Gerais e até do Peru. Ela é democrática também na proporcionalidade entre homens e mulheres: 50% do grupo é formado por mulheres, tanto que originou uma banda totalmente feminina. “Isso é pouco comum entre as orquestras”, ressaltou ele.

Para a apresentação, a Banda Sinfônica Paulista aguarda presenças de estudantes da escola pública “Lienette Avalone Ribeiro” e de trabalhadores rurais. Ainda neste ano, ensaios serão acompanhados por estudantes dos colégios Anglo e Educativo, ambos de Tatuí. Será uma oportunidade interessante e excelente para alunos aprenderam mais sobre música e, ainda, sobre repertório e prática de conjunto. Educadores interessados em agendar visita de estudantes podem contatar a escola pelo telefone (15) 3251-4311.

Da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí

C.C.