Cultura: Banda Sinfônica abre vagas para tuba e contrabaixo

Os interessados poderão se inscrever no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, no período de 12 a 14 de fevereiro

qui, 08/02/2007 - 14h48 | Do Portal do Governo

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo abriu audições para o processo seletivo de contratação de músicos profissionais nas vagas de tuba e contrabaixo. Contrabaixistas e tubistas interessados em se candidatar ao processo seletivo poderão se inscrever no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, no período de 12 a 14 de fevereiro de 2007.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar currículo artístico e profissional atualizado; uma foto; a gravação de um CD ou DVD, contendo estudo técnico para o instrumento em nível avançado; e uma peça de livre escolha para o processo pré-seletivo. A pré-seleção será feita pela gravação e currículo apresentados.

Os candidatos pré-selecionados serão comunicados no dia 16 de fevereiro e deverão se apresentar para audição, que acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2007, em horário e local a serem divulgados. O programa da audição será formado por trechos de repertório sinfônico e uma peça de confronto, para a qual o piano acompanhador é opcional.

O candidato à vaga de tuba tem como repertório as seguintes músicas: Concertino para tuba, de J. Curnow, como peça de confronto; e ainda poderá optar por um dos trechos da Sinfonia em Si bemol Maior, 1º Movimento, de P. Hindemith; ou Harpia, de D. Havens; ou o 3º Movimento da Fantasia em 3 movimentos em forma de choros, de H. Villa-Lobos.

Para o exame seletivo de contrabaixo, o instrumentista deverá escolher uma das seguintes peças de confronto: Concerto em Mi Maior, de D. Dittersdorf;  ou Concerto em Lá Maior, de D. Dragonetti; ou Concerto Nº 2 em Si menor, de G. Bottesini; ou Concerto em Fá sustenido menor, de S. Koussevitsky. Para a execução de trechos de uma obra sinfônica, o candidato ainda terá como escolha, solo da Sinfonia Nº 1, Mahler; solo de Pulcinella, Stravinsky; e mais excertos de três sinfonias de Beethoven –  4º Movimento (Recitativo), da Sinfonia Nº 9; o 3º Movimento, Scherzo e trio, da Sinfonia Nº 5; e o Scherzo, da Sinfonia Nº.3.

Na ato da inscrição, o candidato poderá retirar cópia de trechos das obras para Banda Sinfônica a serem apresentados na audição. As inscrições poderão ser feitas pelo correio, desde que a data de postagem seja igual ou anterior a 13 de fevereiro, na modalidade de postagem expressa (Sedex ou similar).

O Centro de Estudos Musicais Tom Jobim fica no Largo General Osório, 147, na  Luz, em São Paulo. O CEP é 01213-010. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3221-3929 ou (11) 3222-3017, ramal 202.

Da Secretaria da Cultura

(R.A.)