Cultura: Banda infantil de Tatuí ganha reconhecimento internacional

A banda conta hoje com 75 integrantes.

qua, 22/03/2006 - 21h51 | Do Portal do Governo

No cenário musical nacional, destaca-se uma banda formada recentemente por alunos primários da rede pública de Tatuí, cidade no interior de São Paulo reconhecida por sua vocação musical. A Banda Lyra de Tatuí, como é chamada, nasceu há três anos por iniciativa do músico Adauto Soares. A idéia era preencher as horas vagas das crianças depois da escola, oferecendo aulas de teoria musical, prática instrumental e ordem unida (marcha) — além de auxiliar na educação da criança e disseminar a cultura musical. Os aprendizes têm idade entre 7 a 14 anos e alguns, aos 5 anos, estão na fase de iniciação. A banda conta hoje com 75 integrantes.

Num ensaio realizado em 13 de março no Credicard Hall, em São Paulo, com 46 componentes da Banda, os pequenos músicos tocaram com grande sintonia. O toque do tamborim, por uma das integrantes, indica o início e o posicionamento de cada um para a Banda começar. Esse som dá um grande “frio na barriga” de quem os assiste — é como um aviso indicando que, apesar de um ensaio, será uma grande apresentação.

O repertório encantou e emocionou ao som de “Brasileirinho” acompanhada do gingado de “samba no pé” de três meninas integrantes da Banda. Além de tocar, todos marcham no ritmo da música, também ensaiados pelo regente da Banda, Adauto Soares.

De acordo com Soares, falta um patrocinador para a Banda. “Contamos apenas com o apoio do Conservatório de Tatuí que nos paga uma professora de música. Temos necessidades emergentes, portanto sempre que é possível pedimos cestas básicas ou mesmo quantia em dinheiro para nos apresentarmos”. O uniforme da Lyra de Tatuí é confeccionado por uma equipe de apoio que é composta por mães de integrantes da Banda que voluntariamente se dedicam a esse trabalho.

Os ensaios são feitos de segunda a sexta-feira após o horário da escola e eventualmente aos finais de semana. A professora, Silvia Helena Zambonini Soares, conta que todos são bem disciplinados e quando é preciso eles mesmos chamam um a atenção do outro para ter concentração.

A banda participa de comemorações festivas, tais como aniversário de cidades, festivais, desfiles, apresentações em teatros, escolas, igrejas e ginásios de esportes (fazendo a abertura e encerramento dos campeonatos ou show de intervalo).

No ano de 2005 se apresentaram em estádios de futebol: Vila Belmiro (Santos), Parque Antártica e Pacaembu (São Paulo), para uma platéia de mais de cinqüenta mil torcedores, durante o intervalo dos jogos do Campeonato Brasileiro.

Detentora de várias premiações, a banda recebeu um convite da Associação Musical de Karlshure, da Alemanha, para fazer shows em seis cidades do país, com tudo pago. O problema é a falta de dinheiro para comprar as passagens. O maestro Adauto conta que fará o possível para que isso se realize. “Não levarei todos componentes do grupo, pois totalizam 75 integrantes, mas pelo menos a metade irá”. Também foram convidados pela China e Canadá para participar de concursos. “Acredito que a Alemanha para eles será mais produtivo por se tratar de um país cultural com museus, pontos históricos etc”, afirma Soares. E diz que seu maior sonho para a banda é esta viagem se realizar.

Os alunos, embora muito jovens, demonstram comprometimento para com a carreira musical. Kethin, de 8 anos, que toca os instrumentos ago ago e trompete, tem o sonho de se formar em música, assim como Bruno (14), Rubens (11) e Gerson (14).

Até o momento, a banda tem confirmadas apresentações nas cidades de Poá (SP), em 30 de abril, e Ponta Grossa (PR), em 10 de maio.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura