Cultura: Ary Barroso e Wagner são temas do próximo episódio do ‘Sinfonia Fina’

Programa vai ao ar pela TV Cultura domingo, a partir das 20h30

ter, 09/01/2007 - 10h38 | Do Portal do Governo

O próximo episódio do programa Sinfonia Fina irá ao ar pela TV Cultura neste domingo, 14, a partir das 20h30. O programa, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, foi integralmente gravado no Conservatório de Tatuí e conta com patrocínio da Comgas. A direção é de Guga de Oliveira, a coordenação de Barrinhos Freire e a supervisão musical do maestro Antonio Carlos Neves Campos.

O Sinfonia Fina, em seus dez episódios, une as músicas erudita e popular com um único objetivo: formar novas platéias. Em linguagem jovem e com apresentação de Anelis Assunção, o programa enfoca, a cada episódio, dois grandes mestres da música sendo um, obrigatoriamente, brasileiro.

Sob o título de Aquarela das Valquírias, o programa do próximo domingo traz as biografias do mineiro Ary Barroso e do alemão Richard Wagner. O primeiro entra na lista dos dez maiores compositores da música popular brasileira, notabilizado por sua Aquarela do Brasil. O segundo é conhecido por sua obra mais forte, As Valquírias.

No Sinfonia Fina, o paralelo entre os compositores está na multiplicidade criativa dos dois. Ambos acumularam inúmeras profissões e funções, muitas vezes não ligadas à música, ao longo de suas vidas. Eles também ficaram órfãos muito jovens e escreveram obras com forte cunho nacionalista. Ary Barroso defendeu a imagem do Brasil e suas belezas, enquanto Wagner expressou seu patriotismo alemão. Além disso, suas composições serviram de trilha sonora em muitas produções hollywoodianas.

Aquarela das Valquírias é ilustrado com apresentações de grupos do Conservatório de Tatuí. A Orquestra Sinfônica Paulista apresenta a Abertura dos Mestres Cantores de Nuremberg, de Richard Wagner. Já a Big Band SamJazz apresenta Na Baixa do Sapateiro, Luxo Só e Isso Aqui o Que É, de Ary Barroso. O programa traz também entrevistas com o saxofonista Cezar Veagnolli e com o trompista Joaquim das Dores.

A série Snfonia Fina vem sendo apresentada todos os domingos, às 20h30, na TV Cultura. Os próximos episódios serão Da Caatinga a Leipzig – Luis Gonzaga e Bach (dia 28/01), O Trem das Onze para Moscou (04/02); A Ópera do Índio e o Malandro – Carlos Gomes e Chico Buarque (11/02); O Abre-Alas – A História do Carnaval (18/02); e A Matemática da Música – Sopros, Cordas e Percussão (25/02).

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.