Cultura: Arquitetura da Detenção traz trabalho de Lucas Pupo

Exposição abre dia 18 no Museu da Imagem e do Som

qui, 18/05/2006 - 9h48 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) abre no dia 18 (quinta-feira), às 20h, a exposição fotográfica Arquitetura da Detenção, assinada por Lucas Pupo. Integrando o projeto Jovens Fotógrafos, o ensaio traz em imagens daquela que foi a maior penitenciária da América Latina, a Casa de Detenção de São Paulo. Na exposição, personagens humanos saem de cena para dar lugar a objetos, indícios e vestígios do ambiente opressivo do cárcere.

O material foi produzido em 2002 quando Pupo realizou, no presídio, as fotografias still no documentário Deus e o Diabo em Cima da Muralha, dirigido por Daniel Lief e Tosha, e encomendado por Dráuzio Varela. Cada fotografia da exposição contém em si uma história que se completa ao conjunto de imagens, transformando-se numa rica narrativa.

Pupo construiu sua trajetória no universo fotográfico migrando de suportes e temas. Seus primeiros ensaios, por exemplo, foram em formato preto e branco e retratavam o urbano e geometriasarquitetônicas.  Dono de fotos premiadas em concursos nacionais, Pupo já expôs na Escola Superior de Propaganda e Maketing-SP, nas comemorações dos 450 anos de São Paulo no Sesc e na Galeria Olido. Em 2005, seu trabalho chegou àFrança (no Ano do Brasil) e foi exposto na coletiva do projeto Povos de São Paulo, coordenado por Iatã Cannabrava.

Exposição fotográfica Arquitetura da Detenção, de Lucas Pupo

Até 4 de junho, no Espaço Alex Vallauri.

De terça a domingo, das 12h às 20h.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

De terça a domingo, das 12h às 20h

Avenida Europa, 158

Tel. 3062-9197/ 3088-0896

Entrada franca