Cultura: Arquitetura da Detenção traz trabalho de Lucas Pupo

Exposição abre dia 18 no Museu da Imagem e do Som

ter, 16/05/2006 - 18h53 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) abre no dia 18 (quinta-feira), às 20h, a exposição fotográfica Arquitetura da Detenção, assinada por Lucas Pupo. Integrando o projeto Jovens Fotógrafos, o ensaio traz em imagens daquela que foi a maior penitenciária da América Latina, a Casa de Detenção de São Paulo. Na exposição, personagens humanos saem de cena para dar lugar a objetos, indícios e vestígios do ambiente opressivo do cárcere.

O material foi produzido em 2002 quando Pupo realizou, no presídio, as fotografias still no documentário Deus e o Diabo em Cima da Muralha, dirigido por Daniel Lief e Tosha, e encomendado por Dráuzio Varela. Cada fotografia da exposição contém em si uma história que se completa ao conjunto de imagens, transformando-se numa rica narrativa.

Pupo construiu sua trajetória no universo fotográfico migrando de suportes e temas. Seus primeiros ensaios, por exemplo, foram em formato preto e branco e retratavam o urbano e geometriasarquitetônicas.  Dono de fotos premiadas em concursos nacionais, Pupo já expôs na Escola Superior de Propaganda e Maketing-SP, nas comemorações dos 450 anos de São Paulo no Sesc e na Galeria Olido. Em 2005, seu trabalho chegou àFrança (no Ano do Brasil) e foi exposto na coletiva do projeto Povos de São Paulo, coordenado por Iatã Cannabrava.

Exposição fotográfica Arquitetura da Detenção, de Lucas Pupo

Até 04 de junho, no Espaço Alex Vallauri.

De terça a domingo, das 12h às 20h.Museu da Imagem e do Som (MIS)

De terça a domingo, das 12h às 20h

Avenida Europa, 158

Tel.3062.9197/ 3088.0896

Entrada franca