Cultura apresenta programação para jovens

Com novo slogan, emissora dá ênfase em jornalismo, cultura, esporte e meio ambiente

qui, 08/05/2008 - 9h08 | Do Portal do Governo

Atrair novos espectadores, particularmente os mais jovens, sem perder a qualidade e manter a sua missão é o desafio que a TV Cultura tem pela frente. No final do mês passado, a emissora apresentou a jornalistas, publicitários e potenciais investidores a sua nova assinatura: Cultura, a TV que faz bem e a programação para 2008.

Para Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta (FPA), a nova assinatura mostra que “o slogan demonstra que ao assumir que somos A TV que faz bem, assumimos o compromisso e o dever de assegurar espaço para a inovação e a diversidade, apresentando uma programação abrangente e sedutora”. O novo slogan da emissora está presente em campanhas publicitárias em jornais e revistas de todo o País.

Novos apresentadores e programas para os mais diversos públicos e faixas etárias integram a grade da emissora desde o dia 5 de maio. A maioria das atrações inéditas é voltada ao público jovem (15 a 35 anos), em um horário interessante (19h30 às 21h30).

Os programas destacam os variados universos do jovem: vai da cultura de periferia dos grandes centros urbanos (Manos e Minas, apresentado pelo músico Rappin Hood) a temas de comportamento (Sexualidade, produzido pelo Canal Futura com orientação sexual para adolescentes, pais e educadores); reality-show ambiental (Eco Prático); programas de auditórios (Manos e Minas e Radiola, tendo como âncora o produtor musical João Marcello Bôscoli), sem esquecer as séries Tudo sobre Animais; Cinco sobre Cinco e Tudo que é Sólido Pode Derreter. Para finalizar a grade direcionada para o público jovem, o professor Pasquale Cipro Neto desvenda os mistérios do Português, no Nossa Língua. 

Informação – O bloco informativo noturno também foi fortalecido com a aproximação do Metrópolis (que completa 20 anos) ao Jornal da Cultura. A emissora investiu em programas de cultura, jornalismo, esporte e meio ambiente. Para esse mês, está previsto um bloco noticioso do Le Journal, edição mundial do informativo do canal francês TV5 no Jornal da Cultura. Além da edição ao vivo, o telejornal pode ser visto nas madrugadas. O informativo tem uma segunda exibição às 3 horas.

Fernando Faro mostra as diversas manifestações artísticas: dança, teatro, música e artes plásticas, no programa mensal Móbile. Com sua estrutura mutável, a atração não tem começo, meio e fim e seu conteúdo é todo constituído por apresentações de estúdio, entrevistas, reportagens e materiais de arquivo da televisão brasileira. 

Atrações inéditas 

Sábado, 10, a TV Cultura estréia o Planeta Turismo, às 11h15. Apresentado semanalmente por Ruy Façanário, mostrará roteiros de viagem diferentes pelo Brasil ou pelo mundo, destacando as mais variadas formas de turismo e suas atividades em cada região: turismo ecológico, rural, de aventura e histórico, além de pesca esportiva.

Outra novidade é o Mega Trip, programa dominical que apresenta o turismo de aventura em várias regiões do País. Conduzido por Fernando Leite, a atração é produzida pela RTV Digital Films.

Marcos Palmeira apresentará o A´uwe, um programa sobre índios e feito por índios. Realizado em parceria com a TVi- Televisão e Cinema, reúne 26 episódios a respeito do universo indígena, que relatam tradições, rituais, problemas e histórias desse povo. A estréia está prevista para o dia 1º de junho, às 18 horas. 

Nova roupagem 

Além das estréias, a TV Cultura dá nova roupagem a programas consagrados, como Metrópolis, que passa a ser exibido às 21h30, pela apresentadora Domingas Person, que se reveza no comando com Cunha Jr. e Paulo Vinicíus. A série de dramaturgia Direções, um laboratório para pesquisa de novas linguagens, entra em nova fase, com teleteatros inéditos.

O projeto conta com a participação dos diretores Eduardo Tolentino, Rodolfo Garcia Vázquez, Samir Yazbek, Georgette Fadel, Bete Dorgam, Maucir Campanholi, Débora Dubois e André Garolli. A estréia está prevista para o dia 11 de maio, às 23 horas. 

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial