Cultura apresenta na Feira Reatech ações de acessibilidade das instituições

Visitantes conhecerão recursos das instituições que atendem às necessidades da pessoa com deficiência

qui, 14/04/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura participa entre os dias 14 e 17 de abril da Reatech – Feira de Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, em São Paulo. No evento, a pasta apresenta as adaptações e soluções para atender às necessidades das pessoas com deficiências nas instituições do Estado.

Um dos objetivos das políticas públicas da Secretaria é tornar as instituições culturais acessíveis aos visitantes com deficiências físicas, sensoriais ou intelectuais. “O equipamento cultural é um espaço para todos. O Estado tem o papel de viabilizar o atendimento à pessoa com deficiência através de investimentos nas ações inclusivas”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Na abertura da Feira, no dia 14, o Museu do Futebol exibe a maquete tátil da fachada do Estádio do Pacaembu, entre outros materiais utilizados pelo núcleo educativo do museu. No mesmo dia, o Museu Casa de Portinari traz duas maquetes táteis – uma com a arquitetura do imóvel, que permite conhecer a disposição espacial do museu, e outra da Capela da Nonna, com o relevo de santos pintados por Portinari para sua avó.

No dia 15, o Programa Educativo para Públicos Especiais da Pinacoteca do Estado de São Paulo mostra os recursos de apoio multissensoriais das obras de Castagneto (Tarde em Toulon, 1983) e de Lasar Segall (Bananal, 1927). O Programa de Inclusão do Museu da Casa Brasileira também participa da Feira, mostrando a maquete tátil do espaço do museu e miniaturas do acervo mobiliário. A Biblioteca de São Paulo apresenta ao público as adaptações encontradas no espaço cultural.

Acessibilidade nas instituições

A Secretaria desenvolve ações de acessibilidade que facilitam a compreensão dos ambientes das instituições do Estado. Entre os recursos encontrados no Museu do Futebol estão 23 maquetes táteis para público com deficiência visual. O Museu da Língua Portuguesa e o Museu Afro Brasil disponibilizam monitores com treinamento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) que auxiliam o deficiente auditivo durante a visita. A biblioteca da Casa das Rosas possui áudiolivros e o Centro de Informação e Documentação do Museu do Café tem um scanner que permite instalação de drive para transformação de livros em áudio-livros.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo desenvolve desde 2003 no Núcleo de Ação Educativa o PEPE – Programa Educativo para Públicos Especiais. Trata-se de uma ação educativa voltada para o atendimento de grupos especiais e inclusivos composto por pessoas com limitações físicas, sensoriais, intelectuais e transtornos mentais. O programa oferece um percurso multissensorial que permite o acesso a 30 pinturas e 30 esculturas selecionadas no acervo permanente da Pinacoteca.

A Biblioteca de São Paulo conta com seis mesas de leitura adaptáveis. Para deficientes visuais e/ou pessoas com baixa visão há leitores autônomos que reconhecem e lêem o texto em poucos segundos, uma impressora que transforma obras literárias para o braile, ampliadores de letras e computadores com softwares especiais de leitura e teclados ampliados com mouses especiais. No acervo também estão áudiolivros e algumas edições já em braile, como Contos de Fadas dos irmãos Grimm. No caso dos deficientes auditivos, funcionários capacitados para comunicar-se em Libras também facilitam o atendimento aos usuários.

Atendendo as normas técnicas e legislações vigentes, em 2010, a Secretaria deu continuidade aos projetos de reestruturação dos museus do interior e da capital, que incluíam obras de adequação para atender pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O Museu Índia Vanuíre, em Tupã, o Museu Paulo Setúbal, em Tatuí, e a Casa Guilherme de Almeida, na capital, receberam rampas, elevadores e corrimões, o que possibilitou o acesso ilimitado aos visitantes. Outras instituições museológicas do Estado também contam com a acessibilidade arquitetônica, como os museus da capital, Catavento e Museu da Língua Portuguesa, e o Museu do Café, localizado em Santos.

Serviço

Reatech – Feira de Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

14 a 17 de abril
Quinta e sexta das 13h às 21h
Sábado e domingo das 10h às 19h
Entrada gratuita
Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo
Site da Feira: www.reatech.tmp.br/

Da Secretaria da Cultura