Cultura apresenta exposições Vestes Sagradas e Arte Sacra Popular no Museu de Arte Sacra

Na primeira mostra, o público confere as vestimentas eclesiásticas católicas; a segunda retrata a simplicidade das obras de arte sacra popular

sex, 03/06/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura abre ao público no dia 8 de junho as exposições Vestes Sagradas e Arte Sacra Popular no Museu de Arte Sacra. A primeira mostra apresenta a evolução das vestimentas eclesiásticas católicas, enquanto a exposição Arte Sacra Popular traz a simplicidade das peças da arte sacra popular brasileira, principalmente das regiões Norte e Nordeste.

“O visitante do Museu de Arte Sacra tem a oportunidade de apreciar duas exposições que se contrapõem pela riqueza das vestes e a simplicidade da arte sacra popular, mas que se integram no universo da arte religiosa” destaca o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Com curadoria do professor de artes visuais da UNESP em São Paulo Percival Tirapeli, a mostra Vestes Sagradas leva ao público as vestimentas usadas em celebrações litúrgicas da Igreja Católica. As peças têxteis se apresentam contextualizadas e ambientadas ao lado de obras de arte como pintura, esculturas e oratórios. Com o avanço das técnicas de tecelagem, as vestes se modificaram, passando a utilizar tecidos como sedas, brocados e veludos. Na ornamentação, o uso dos bordados e as aplicações em ouro e prata deram maior riqueza e brilho atribuídos aos cultos.

Entre as peças expostas, os destaques são as casulas e as capas pluviais, como a de um bispo peruano do século XVII, com plaquetas de ouro, e as batinas como a usada pelo Padre Diogo Antonio Feijó, Regente do Império e tutor do imperador Pedro II até sua coroação. A mostra traz também instrumentos de bordar e tecer de diferentes períodos.

A segunda mostra, Arte Sacra Popular, que tem curadoria de Edna Matosinho de Pontes, diretora da Galeria Pontes, expõe peças da arte sacra popular brasileira que expressam na simplicidade e na criatividade a devoção religiosa de quem produz ou de quem encomenda a obra.

Entre as peças expostas, o público pode conferir as imagens denominadas Paulistinhas e os Ex-votos. As Paulistinhas são imagens simples, feitas em barro ou em gesso, em São Paulo ao longo de todo o século XIX. Os Ex-votos são representações de partes do corpo humano – pés, mãos, cabeça – usados como forma de relacionar este objeto a um pedido ou a um agradecimento por um milagre alcançado.

Em cada obra da mostra Arte Sacra Popular, o artista-artesão explora os elementos de que dispõe para expressar sua arte. Um exemplo é José Bezerra, que vive em contato com a natureza, isolado no Vale do Catimbó (PE), de onde retira madeira para as suas esculturas. Os presépios têm o toque da brasilidade, sejam de barro (João das Alagoas), de madeira (Artur Pereira, Miramar e Adão) ou pintados (Fé Córdula). Outro exemplo presente na exposição é Antônio Poteiro, que foi um mestre na arte da modelagem do barro e na pintura, revelado por obras como Virgem e Última Ceia.

Serviço

Exposição Vestes Sagradas e Arte Sacra Popular
Data: de 8 de junho a 7 de agosto
Horário: De terça a domingo das 10 às 18 horas (bilheteria até as 17h30)
Ingresso: R$ 6,00 inteira; R$ 3,00 meia entrada
Local: Av. Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo – SP
Informações: (11) 5627-5393 ou www.museuartesacra.org.br

Da Secretaria da Cultura