Cultura: Anima Mundi 2006 começa nesta quarta-feira

O evento acontece no Memorial da América Latina

ter, 25/07/2006 - 14h13 | Do Portal do Governo

Começa nesta quarta-feira (26), no Memorial da América Latina, o 14º Festival Internacional de Animação, mais conhecido como Anima Mundi.

Até o dia 30 (domingo), fãs da animação terão acesso a 433 filmes dos mais variados formatos e técnicas, representando 40 países diferentes. Cinco convidados internacionais vão dividir o conhecimento pela arte animada com o público.

A produtora convidada desse ano é a TV Pinguim, uma das mais sólidas empresas de animação estabelecidas no mercado brasileiro.

Com o objetivo de ser mais que um simples festival o Anima Mundi 2006 se consolida como uma ferramenta de estímulo à produção de animação no Brasil. Desde que foi criado, em 1993, por Aida Queiroz, César Coelho, Léa Zagury e Marcos Magalhães, o Anima Mundi não se limitou à exibição de filmes, com o objetivo de estimular a atividade e contribuir para a formação de platéias e de novos profissionais.

O próximo passo, acreditam os diretores, é fomentar o mercado da animação brasileira, que tem um vasto campo de trabalho a ser explorado na publicidade, nas séries para TV, nos trabalhos institucionais, no cinema e, é claro, nos novos meios de difusão, como a Internet e a telefonia móvel.

Por isso, uma das seções fundamentais do Anima Mundi 2006 será a Anima Expo, iniciativa que começou há três anos, em São Paulo, e que agora se expande. O objetivo da Anima Expo é se tornar um espaço dedicado à apresentação das mais recentes tendências mercadológicas da animação. Na tenda montada em frente ao Memorial da América Latina, em São Paulo, o público vai encontrar estandes de empresas do ramo, exposição de softwares e uma praça de alimentação. Encontros e debates apontarão as possibilidades de expansão e os problemas do mercado, divulgarão as principais fontes de insumos e financiamentos e debaterão o aperfeiçoamento de mão de obra. Também serão discutidos quais são os estímulos necessários para aumentar a produção de filmes animados no Brasil.

Para fortalecer a proposta, o Anima Mundi 2006 promove também o Anima Fórum e o Fórum Brasil, que reunirão as entidades representativas da atividade e servirão como uma prévia para a realização de um grande congresso de animação no país.

Mas é claro que o festival não perderá o foco em suas seções já testadas e consagradas, com apresentações do melhor da animação com filmes e artistas premiados, divulgando a história e as técnicas da animação nos Papos Animados, no estúdio aberto e nas oficinas.

Anima Mundi 2006

De 26 a 30 de julho

Mostras de cinema e vídeo, papo animado, palestras, Anima Forum, Anima Expo, oficinas de pixilation, recortes, zootrópio, animação na película, desenho animado, massinha e areia

Memorial da América Latina Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda Telefone: 3823-4600 De terça a sexta, das 09h às 20h Sábado e domingo, das 09h às 18h