Cultura: Ação Cultural do Metrô promove nove atrações em fevereiro

Maioria das exposições pode ser vista de 10 a 28 deste mês

sex, 03/02/2006 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô promove, no mês de fevereiro, nove exposições em estações metroviárias. Com exceção da exposição permanente de Ikebana, em área não-paga da estação Liberdade, já em cartaz desde 1° de fevereiro, as demais atrações ficarão em cartaz entre os dias 10 e 28 deste mês.

Programação:

  • A Estação Corinthians-Itaquera recebe, de 10 a 28 de fevereiro, exposição sobre a expansão da rede metroviária de São Paulo: a Linha 2 – Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) ganhará três novas estações em 2006 (Chácara Klabin, Imigrantes e Alto do Ipiranga) e a implantação da Linha 4 – Amarela (Vila Sônia – Luz), que iniciará operação em 2008.
  • A Estação Sé abriga, de 10 a 28 de fevereiro, a exposição “Viajero de La Mancha”, obra de Luiz Henrique Froner Souza Góes, composta por 5 painéis com fotos feitas na região de La Mancha, na Espanha, retratando o caminho percorrido por Dom Quixote na obra de Miguel de Cervantes.
  • “As Notícias que Fizeram a História da AIDS” ficam expostas na Estação Sé, de 10 até 28 de fevereiro. A exposição conta com manchetes, textos, capas e fotos da cronologia da doença. O material foi agrupado em uma parceria da Agência de Notícias da AIDS com o jornal O Estado de S. Paulo e destaca reportagens que contribuíram para a mudança dos conceitos e a convivência com a pandemia nos anos 80, 90 e atualmente.
  • A Estação Santa Cecília terá um toque de bom-humor com as caricaturas e charges de Cássio Manga. Focado em celebridades nacionais em situações cômicas, Manga dá uma pitada de poesia mostrando que o humor pode ser favorável ao caricaturado. A exposição começa no dia 10 e segue até o dia 28 de fevereiro.
  • “Uma Vida em Cena”, na Estação República, conta a história da carreira de Maria Della Costa, uma das personalidades mais importantes do teatro paulista. Suas encenações foram documentadas pelos meios de comunicação da época e agora pertencem ao arquivo do Estado de São Paulo.Parte deste material, como fotos, programas, cartazes e jornais, será disponibilizada para visitação entre os dias 10 e 28 de fevereiro. Dentre as inúmeras obras protagonizadas pela atriz está “A Moreninha” (1945), que marcou sua estréia ao lado de Paulo Porto e Henrique Martins.
  • Grandes atrativos naturais, arquitetônicos e culturais são retratados na exposição “Pernambuco-Impressões”. Baseado em livro homônimo, a mostra destaca a geografia, história, cultura e personalidades do estado de Pernambuco. De 10 a 28 de fevereiro na Estação Paraíso do Metrô.
  • “Morungaba: Expressão e (Re)Conhecimento pelas Artes”, de 10 a 28 deste mês na Estação Vila Madalena. Exposição com trabalhos feitos por crianças especiais e idosos, que incluem dança, capoeira, artes plásticas, histórias e jogos teatrais. O projeto foi criado em 1989 com o objetivo de promover a inclusão através das artes. Ao longo destes anos, o Morungaba vem desenvolvendo seus projetos em vários espaços públicos, bibliotecas, Casas de Cultura, Centros de Convivência, entre outros.
  • Na Estação Ana Rosa, a exposição “Retratos Fiéis II”, sobre o melhor amigo do homem, na visão da veterinária e fotógrafa Regina Motta. A artista registra o olhar de cães em 15 fotos. De 10 a 28 de fevereiro.
  • “Vitrine de Ikebana, de 1° a 28 de fevereiro, na Estação Liberdade: exposição permanente, com renovação mensal, de trabalhos desta arte milenar japonesa, baseada em arranjos de plantas e flores.

Departamento de Imprensa do Metrô