Cultura abre inscrições para laboratório de novas mídias

Interessados podem se inscrever a partir de segunda-feira, 5, no MIS ou via correio

seg, 05/09/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Novas Mídias (LABMIS) do Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria da Cultura, inscreve, a partir de 5 de setembro, para a Residência LABMIS 2012. Em sua quarta edição, o programa visa fomentar a criação e a difusão de produções artísticas contemporâneas de acentuado caráter tecnológico, por meio de residências individuais ou coletivas. Além disso, os selecionados participarão da Mostra LABMIS 2012.

O júri selecionará quatro trabalhos inéditos e exclusivos, que tenham caráter tecnológico, nas áreas de fotografia digital, vídeo digital, animação digital, cinema digital, áudio arte, web arte, games, computação gráfica, design de interfaces, comunidades digitais, software colaborativo, visualização de redes, arte interativa, realidade aumentada, redes sociais, arte e ciência, entre outras.

Durante os três meses de duração da residência, os selecionados têm direito a utilizar a infraestrutura do LABMIS e ao suporte de orientadores e de técnicos especializados para o desenvolvimento dos projetos inscritos na convocatória.

Os critérios de seleção levam em conta desde a qualidade artística e poética do projeto até a viabilidade de realização no cronograma e orçamento determinados. A divulgação da lista de artistas selecionados ocorrerá no MIS e os resultados serão publicados no website do museu após o evento.

Intercâmbio

Paralelamente ao projeto, o MIS inscreve para o Programa de Residência Artística Internacional LABMIS, que irá enviar um artista brasileiro a uma instituição estrangeira, propiciando o incentivo à pesquisa e à concepção de trabalhos artísticos dentro da temática do Laboratório.

Três artistas brasileiros terão seus trabalhos selecionados e farão a residência internacional, cada qual em uma diferente instituição estrangeira parceira do museu. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher até duas instituições de sua preferência.

Como participar

As inscrições para ambos os programas ocorrem de 5 de setembro a 24 de outubro, podendo ser realizadas pessoalmente no MIS ou por correio. O formulário de inscrição deve ser acessado no website do museu, que também contém as convocatórias completas. Podem participar artistas maiores de 18 anos, estabelecidos no território brasileiro por um período mínimo de cinco anos.

LABMIS

Centro de intersecção entre arte, ciência, sociedade e tecnologia, o LABMIS é o primeiro laboratório de novas mídias instalado em um museu público brasileiro e pioneiro na seleção por meio de edital em uma instituição pública. Instalado no 2º pavimento do MIS, dispõe de sala de workshop, estúdio de som, oficina de interfaces, sala de pós-produção para os residentes, um lounge (com acesso gratuito à internet sem fio) e auditório. Seu espaço é voltado para experimentação, pesquisa e produção artísticas. Além da realização de residências artísticas nacionais e internacionais, oferece cursos, palestras e workshops para os mais diversos públicos.

Serviço: Residência LABMIS e Programa de Residência Internacional 2012

De 05.09 a 24.10 de 2011 | inscrições Grátis
Convocatórias e fichas de inscrição: www.mis-sp.org.br

Museu da Imagem e do Som – MIS
Av.Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777

Estacionamento conveniado: R$ 8 (até as 18hs, por período de até 6 horas); R$ 15 (período superior a 6 horas e após as 18hs). Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Da Secretaria da Cultura