Cultura: A rua que faz do choro alegria neste sábado

Bandolinista Carlos Henrique Machado é uma das atrações

sex, 18/08/2006 - 9h11 | Do Portal do Governo

O choro, um dos mais consagrados gêneros musicais brasileiros, volta a ser atração em São Paulo a partir deste sábado, dia 19. É o projeto Rua do Choro, da Secretaria de Estado da Cultura, que retorna à rua General Osório, no bairro da Luz, e reunirá os melhores chorões da atualidade.

Abre o espetáculo o bandolinista Carlos Henrique Machado e grupo com o show Vale dos Tambores, vencedor do Prêmio Rival Petrobrás 2005. Em seguida, animam a tarde os grupos Garotos do Choro, formado por alunos da ONG Brazilian Heart; e Varanda Paulista, liderado por Clóvis Carvalho, que há 35 anos domina o violão sete cordas.

A novidade deste segundo semestre é que os espetáculos serão sempre no terceiro sábado do mês, das 14h às 18h. Nesta edição, com direito a oficina gratuita História do Choro, com início às 10 horas, no vizinho Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, com o premiado Carlos Henrique.

Os amantes do choro têm mais a comemorar: um fim de ano marcado pela participação de músicos do interior e do litoral. “A idéia é fortalecer o gênero, com a presença de grandes expressões de outras cidades do Estado e misturar os novos talentos à Velha Guarda do chorinho”, justifica Guilherme Brito, diretor da Unidade de Fomento e Difusão Cultural, responsável pelo evento.

Uma boa dica é chegar mais cedo à Rua do Choro e aproveitar, além da oficina de música no Tom Jobim, fazer uma visita, de graça, às três exposições na Estação Pinacoteca, que fica na mesma praça – A Caricatura de Lan, do desenhista Lanfranco Vaselli; Ir Até Aqui, do italiano Marco Buti e a Coleção Nemirovsky, que traz mais de cem obras da Fundação Nemirovsky.

Serviço

Rua do Choro

Rua General Osório, esquina com o Largo Gal. Osório – Luz

Dia 19/08, sábado, a partir das 14h.

Da Secretaria de Estado da Cultura