Cuidados para se manter longe da dengue neste feriadão

Se você planeja aproveitar o feriado de Páscoa nas praias do litoral paulista é importante tomar nota de cuidados essenciais para dar cabo ao mosquito

sex, 06/04/2007 - 10h51 | Do Portal do Governo

Se você planeja aproveitar o feriado de Páscoa nas praias do litoral paulista é importante tomar nota de cuidados essenciais para dar cabo ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. O litoral sul de São Paulo registrou de janeiro para cá 619 casos de dengue — a cidade recordista é Itanhaém, com 357 casos. O litoral norte não fica para trás: são 605 casos, sendo 582 em Ubatuba.

“Neste feriado, com previsão de tempo bom, o fluxo ao litoral deve ser grande. Esses cuidados são importantes para evitar um grande crescimento da dengue”, diz Affonso Viviani, coordenador do Comitê de Combate à Dengue. O pesquisador científico Ricardo Ciaravolo, da Secretaria Estadual da Saúde, faz o apelo: “A participação da população é essencial no combate à dengue. Somente assim é possível reduzir o número de criadouros do mosquito”.

Chegando à praia

É Ciaravolo que sugere o roteiro de cuidados. Ao chegar à praia, o veranista dever dar uma geral no imóvel a procura de possíveis criadouros do mosquito. Seja casa ou apartamento, não esqueça de verificar todos os recipientes que possam reter água, como privada, vasos, pneus sem uso, entre outros. Caso haja água empossada, tire o líquido. Se o recipiente estiver fora de alcance (na casa do vizinho, por exemplo), entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade.

Veja as outras dicas para combater o mosquito:

– Não deixe acumular água em pratos e vasos de plantas;

– Mantenha calhas e lajes sempre limpas e providencie o nivelamento se existirem pontos com acúmulo de água;

– Troque a água de piscinas com regularidade segundo as normas sanitárias;

– Deixe sempre os pneus guardados em local seco e protegido da chuva;

– Coloque em sacos de lixo as embalagens descartáveis e sem utilidade;

– Cubra os ralos internos da casa com tapetes ou revistas;

– As caixas d’água devem ser limpas com freqüência. Não esqueça de mantê-las tampadas;

– Garrafas vazias devem ficar de boca para baixo e sem água acumulada.

– Ao voltar para sua cidade de origem, cubra o vaso sanitário de sua casa de veraneio com um saco de lixo e fixe as bordas com fita adesiva. Isso evitará que o mosquito entre pela fresta da tampa.

Ao voltar para casa

As pessoas que passarem por áreas com casos de transmissão da dengue devem ficar atentas ao aparecimento de sintomas da doença. Em geral, eles costumam se manifestar entre 4 a 10 dias após a picada do inseto. Os principais são febre alta, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

Ao apresentar esses sintomas, a pessoa deve procurar logo o posto de saúde mais próximo e informar ao médico que esteve em uma área com casos de transmissão de dengue. “Essa informação é fundamental para alertar o médico de que pode se tratar de um caso de dengue”, informa Ricardo.

Manoel Schlindwein