Cuidado! Gordura abdominal provoca risco de infarto e AVC

A falta de exercícios e uma alimentação pouco saudável são algumas das causas desse problema, consequência dos hábitos do mundo moderno

qua, 22/08/2018 - 10h33 | Do Portal do Governo

Quase metade dos brasileiros está acima do peso e o problema desses quilos a mais é o excesso da gordura abdominal. A falta de exercícios e uma alimentação pouco saudável são algumas das causas desse problema, tão ligado aos hábitos do mundo moderno.

“O indivíduo que tem tenha obesidade abdominal, seja homem ou mulher, tem risco aumentado de ter infarto 2,5 vezes maior do que aquele que não tem a condição. Já para o AVC, o risco aumenta por esse acúmulo de gordura, com 500 mil AVCs por ano no Brasil”, explica Álvaro Avezum, cardiologista e diretor de pesquisa da divisão de Pesquisa do Instituto Dante Pazzanese.

Para se prevenir contra o excesso de gordura, é preciso medir a circunferência da barriga bem no meio do umbigo com a fita métrica e sem apertar. O nível normal para os homens é de 90 cm e para as mulheres de 80 cm. “Isso não tem a ver com estética, mas sim uma gordura que metabolicamente produz hormônios que aumentam o risco cardiovascular”, alerta o cardiologista.

A alimentação adequada, aliada à prática de atividades físicas diárias, pode prevenir o surgimento de problemas cardiovasculares como o AVC e o infarto, em mulheres e homens.

O número de mulheres vítima de infarto aumentou consideravelmente nos últimos anos. “As mulheres estão cada vez mais parecidas com os homens no estilo de vida, mas é possível mudar esse quadro por meio da prevenção”, finaliza a nutricionista Lara Natacci.