Cubano Fernando Ferrer se apresenta no Memorial

Ele divide o palco com o brasileiro Germano Mathias na sexta-feira, 31, no Conexão Latina

qua, 29/08/2007 - 11h13 | Do Portal do Governo

O ritmo caribenho do cantor cubano Fernando Ferrer e o “samba sincopado” do paulistano Germano Mathias temperam a edição de agosto do projeto Conexão Latina. O show acontece na sexta-feira, 31, às 20h30, no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, com ingressos a R$ 10,00. Além do samba paulista e da salsa cubana, a noite terá a ginga de Osvaldinho da Cuíca, que faz uma participação especial.

Sobrinho de Ibrahim Ferrer, lendário músico do grupo Buena Vista Social Club, Fernando Ferrer nasceu em Santiago de Cuba, onde iniciou sua carreira, em 1982. Fez inúmeras apresentações com o pianista McCoy Tyner, membro do célebre quarteto de John Coltrane. Excursionou pelos Estados Unidos, Canadá, Europa e Oriente Médio, destacando-se nos Festivais de Jazz de Vancouver (Canadá), Montreux (Suíça), North Sea Jazz (Holanda), Frankfurt (Alemanha) e Beirute (Líbano).

Integrando o grupo cubano “Afro Cuban All Stars”, conheceu o Brasil durante uma turnê. No país, desde 2001, Ferrer tornou-se aqui o maior expoente da salsa cubana. Neste show, ele interpretará Guantanamera, de Joseito Fernandez, Como Fue, de Ernesto Duarte; Dos Gardenias, de Isolina Carrillo; Vereda Tropical, de Gonzalo Curiel; Cuarto de Tula, de Sergio Gonzales; Chan Chan, de Compay Segundo; Sarandonga, de Reinaldo Recuelo; e Son de la Loma e Lagrimas Negras, ambas de Miguel Matamoros; entre outros sucessos da música latina.

Com mais de 50 anos de carreira, Germano Mathias é considerado o cantor que mais representa o sambista paulistano, porque sempre foi muito fiel à sua origem. Ele começou a carreira em 1955, na Rádio Tupi de São Paulo. Em 56, gravou seu primeiro disco (em 78 rotações), com as músicas Minha Nega na Janela e Minha Pretinha. Em seguida gravou sucessos como A Situação do Escurinho, Falso Rebolado, Tem Que Ter Mulata, Malandro de Araque, Baile do Risca Faca, Bonitona do Primeiro Andar, Cambalacho e Jerônimo. Foi também um intérprete assíduo dos sambas de Zé Kéti: Nega Dina, Malvadeza Durão e O Assalto são exemplos. No repertório desta noite, Guarde a Sandália Dela, Meu Fraco é Mulher, Uma Crioula e Barriga Vazia, entre outros.

Elo musical: o projeto Conexão Latina promove mensalmente o encontro de artistas e grupos Latino Americanos que sobem ao palco do Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, dispostos a estabelecer um “diálogo musical”, revelando o que há em comum entre suas composições, interpretações, arranjos e performances.  Os shows ocorrem sempre na última sexta-feira de cada mês.

Além de proporcionar à capital paulista um contato mais próximo com a cultura musical do continente, a série Conexão Latina permite a troca de informações e experiências, fortalecendo a integração cultural entre os países latino-americanos.

Juntos, o catedrático do samba e o rei da salsa mostrarão ao público de onde vem a energia e o tempero que movem a música latina.

Saiba mais sobre Ferrer e Mathias

SERVIÇO

Germano Mathias & Fernando Ferrer

Dia 31/08, sexta-feira, às 20h30

Auditório Simón Bolívar

Ingressos: R$ 10,00 (Bilheteria: dia 30, das 14h às 19h; e dia 31 a partir das 14h).

 

Fundação Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do Metrô)

Entrada: portão 12 (estacionamento pago: portão 14)

Tel. (11) 3823-4600  www.memorial.sp.gov.br

Do Memorial da América Latina

(I.P.)