Crimes contra o patrimônio recuam na região de Bauru

Roubos caem 21%, furtos 13% e roubos de veículos 42%. Roubos de cargas e latrocínios também diminuem

qua, 28/07/2010 - 16h15 | Do Portal do Governo

Os crimes contra o patrimônio consolidaram a tendência de queda na região de Bauru no segundo trimestre de 2010, apontam as Estatísticas da Criminalidade, divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Segundo a Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP, roubos, furtos, roubos e furtos de veículos, roubos a bancos e roubos de cargas continuaram a cair.

Os roubos caíram 21% no segundo trimestre, consolidando a diminuição de 18% no primeiro semestre. Em números absolutos, houve 203 crimes a menos de abril e junho, em relação ao segundo trimestre de 2009.

Os roubos seguidos de morte também retrocederam.  No ano passado, de abril a junho foram registrados três latrocínios, contra um este ano. A diminuição dos latrocínios é uma tendência consistente. No semestre, ocorreram quatro casos a menos que em 2009.

Os furtos recuaram 13% no segundo trimestre. Foram 845 casos a menos, em relação ao mesmo período do ano passado, confirmando a tendência de queda de 12% no primeiro semestre.

Roubos e furtos de veículos também diminuíram na região de Bauru. Foram roubados 34 veículos a menos. No segundo trimestre de 2009, foram 81 ocorrências, contra 47 este ano – uma expressiva redução de 42%. O recuo consolidou tendência de queda de 33% dos roubos de veículos nos seis primeiros meses de 2010.

O número de veículos furtados de abril a junho retrocedeu em 24, uma queda de 6%. No semestre, a redução acumulada de furtos de veículos é de 5%. As polícias da região recuperaram e devolveram aos proprietários 71% dos veículos furtados ou roubados – a média de recuperação de veículos no Estado é de 43%.

Investimentos e mudanças nas polícias

De abril a junho, foram registrados três roubos de cargas, contra nove no ano passado. A redução contribuiu para manter a trajetória de queda no semestre – 14 registros em 2009 e oito em 2010. Assim como no segundo trimestre de 2009, a região de Bauru não registrou nenhum roubo a banco.

A redução dos crimes contra o patrimônio resulta de mudanças nas políticas de segurança pública do Estado, da ação das polícias e da melhora do cenário econômico. Desde março do ano passado, houve alterações na gestão da área de segurança, com a designação de novos comandantes militares e delegados diretores de departamentos, criação de novas unidades especializadas e fixação de metas.

A Polícia Civil teve fortalecido seu papel na investigação dos crimes. Já a Polícia Militar teve reforçado o efetivo e a frota de viaturas e aeronaves. O Governo Estado estendeu a todos os 645 municípios ferramentas de Inteligência Policial, como o RDO (Registro Digital de Ocorrências) e o Infocrim, que permitem o mapeamento da criminalidade, com indicação de locais, dias e horários de maior incidência criminal, e que tanto colaboraram para a redução dos homicídios na capital e nos maiores municípios.

Da Secretaria da Segurança Pública