Crimes contra o patrimônio recuam e homicídios caem 27% na Região de S. José do Rio Preto

Região registra queda de 13% nos roubos, 8% nos furtos e 12% nos furtos de veículos

qua, 28/07/2010 - 16h21 | Do Portal do Governo

Os homicídios dolosos voltaram a cair na região de São José do Rio Preto no segundo trimestre de 2010, apontam as Estatísticas da Criminalidade, divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). O número de mortes intencionais diminuiu 27% de abril a junho, segundo a Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP (CAP). A redução dos homicídios dolosos na região colaborou para que o Estado registrasse em junho o menor número de mortes intencionais na história recente: 296 casos, o que corresponde a 8,84 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Já são 48.674 as vidas poupadas em São Paulo desde 1999, quando os homicídios começaram a declinar.

No segundo trimestre de 2010, foram registrados na região 12 homicídios a menos que no mesmo período do ano passado – 44 mortes intencionais entre abril e junho de 2009, contra 32 no segundo trimestre deste ano.

São Paulo reduziu homicídios dolosos em 70% desde 1999. A taxa de homicídios do estado caiu de 35,27/100 mil habitantes, em 1999, para 10,69/100 mil, em 2008, número que equivale a menos da metade da taxa média nacional, de 24,5/100 mil habitantes. Em 2009, o número de mortes intencionais no estado oscilou ligeiramente para cima, mas agora, ao final deste primeiro semestre de 2010, retoma a trajetória de queda.

A Secretaria da Segurança Pública entende que o crime contra a vida está sob controle em São Paulo. A redução dos homicídios no estado, que tem 42 milhões de habitantes, colabora para a diminuição das mortes intencionais no Brasil.

Crimes contra o patrimônio

Os crimes contra o patrimônio também recuaram na região de São José do Rio Preto. Os roubos caíram 13% no segundo trimestre, consolidando a tendência de queda de também 8% no primeiro semestre. Em números absolutos, houve 157 crimes a menos de abril e junho, em relação ao segundo trimestre de 2009.

Os furtos recuaram 8% no segundo trimestre. Foram 699 casos a menos, em relação ao mesmo período do ano passado, confirmando a tendência de queda de também 8% no primeiro semestre.

A região de São José do Rio Preto não registrou um único roubo a banco em 2010 – no segundo trimestre de 2009 também não houve nenhum crime do tipo.

De abril a junho de 2010, houve o registro de um roubo seguido de morte. No mesmo período do ano passado, nenhum caso foi registrado.

Os furtos de veículos também diminuíram na região de São José do Rio Preto. Foram furtados 98 veículos a menos – uma redução de 12% em relação ao segundo trimestre de 2009. O recuo consolidou tendência de queda de 2% dos furtos de veículos nos seis primeiros meses de 2010. As polícias da região recuperaram e devolveram aos proprietários 56% dos veículos furtados ou roubados – acima da média estadual, de 43%.

Investimentos e mudanças nas polícias

A redução dos crimes contra o patrimônio resulta de mudanças nas políticas de segurança pública do Estado, da ação das polícias e da melhora do cenário econômico. Desde março do ano passado, houve alterações na gestão da área de segurança, com a designação de novos comandantes militares e delegados diretores de departamentos, criação de novas unidades especializadas e fixação de metas.

A Polícia Civil teve fortalecido seu papel na investigação dos crimes. Já a Polícia Militar teve reforçado o efetivo e a frota de viaturas e aeronaves. O Governo Estado estendeu a todos os 645 municípios ferramentas de Inteligência Policial, como o RDO (Registro Digital de Ocorrências) e o Infocrim, que permitem o mapeamento da criminalidade, com indicação de locais, dias e horários de maior incidência criminal, e que tanto colaboraram para a redução dos homicídios na Capital e nos maiores municípios.

Da Secretaria da Segurança Pública