Crimes contra o patrimônio despencam na região de Presidente Prudente

Mortes intencionais caem 22%, roubos de veículos 37%, roubos e furtos 9% no segundo trimestre. Caiu também índice de roubos

qua, 28/07/2010 - 16h35 | Do Portal do Governo

Os crimes contra o patrimônio consolidaram a tendência de queda na região de Presidente Prudente no segundo trimestre de 2010, apontam as Estatísticas da Criminalidade, divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Segundo a Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP, a região não registrou, sequer, um latrocínio ou roubo a banco, e tem os menores índices criminais do Estado.

Os roubos caíram 37% no segundo trimestre, consolidando a diminuição de 33% no primeiro semestre. Em números absolutos, houve 84 crimes a menos entre abril e junho, em relação ao mesmo período de 2009.

Os furtos recuaram 9% no segundo trimestre. Foram 217 casos a menos, na comparação com abril a junho do ano passado, confirmando a tendência de queda de 7% no primeiro semestre.

Roubos de veículos também diminuíram na região de Presidente Prudente. No segundo trimestre de 2010, foram roubados 14 carros, contra 16 no ano anterior. O recuo consolidou tendência de queda dos roubos de veículos nos seis primeiros meses de 2010 – de 25 para 22 ocorrências. As polícias da região recuperaram e devolveram aos proprietários 81% dos veículos furtados ou roubados – quase o dobro da média estadual, de 43%.

Assim como no ano passado, a região de Prudente não registrou um único roubo a banco no primeiro semestre de 2010.

No segundo trimestre deste ano, assim como em 2009, não houve, sequer, um roubo seguido de morte.

Somente um roubo de carga foi registrado entre abril e junho – no mesmo período do ano passado, não houve nenhum crime do tipo.

Investimentos e mudanças nas polícias

A redução dos crimes contra o patrimônio e a retomada da tendência de queda dos homicídios resulta de mudanças nas políticas de segurança pública do Estado, da ação das polícias e da melhora do cenário econômico. Desde março do ano passado, houve alterações na gestão da área de segurança, com a designação de novos comandantes militares e delegados diretores de departamentos, criação de novas unidades especializadas e fixação de metas.

A Polícia Civil teve fortalecido seu papel na investigação dos crimes. Já a Polícia Militar teve reforçado o efetivo e a frota de viaturas e aeronaves. O Governo Estado estendeu a todos os 645 municípios ferramentas de Inteligência Policial, como o RDO (Registro Digital de Ocorrências) e o Infocrim, que permitem o mapeamento da criminalidade, com indicação de locais, dias e horários de maior incidência criminal, e que tanto colaboraram para a redução dos homicídios na capital e nos maiores municípios.

Da Secretaria da Segurança Pública