Crimes contra o patrimônio despencam em São Paulo

Roubos caíram 13%; redução mais expressiva foi dos latrocínios que caíram 22%

seg, 03/05/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

As estatísticas criminais da Secretaria da Segurança Pública relativas ao primeiro trimestre de 2010 mostram expressiva redução dos indicadores de crimes contra o patrimônio: roubos, furtos, roubos de veículos, furtos de veículos e roubos de cargas. Tiveram queda acentuada também os latrocínios – roubos seguidos de morte.

No primeiro trimestre de 2010, os roubos caíram 13% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março, os furtos diminuíram 5%, os furtos de veículos 10%, os roubos de veículos 12% e os roubos de cargas 7%. Os roubos seguidos de morte apresentaram a redução mais significativa: -22%, com queda de 94 para 73 casos no Estado.

A reversão da tendência de alta identificada no início de 2009, com a significativa redução dos crimes contra o patrimônio, deve-se a uma série de medidas tomadas pela Secretaria da Segurança Pública para intensificar o policiamento ostensivo e a investigação criminal, além da melhora do cenário econômico.

Investigação e policiamento reforçados

Ao longo dos últimos 12 meses, a Polícia Militar aumentou o patrulhamento nas ruas, as abordagens, as prisões de criminosos, as apreensões de armas e drogas, a recuperação de veículos furtados ou roubados, além de multiplicar o número de operações policiais nos locais, dias e horários mais visados pela criminalidade.

A Polícia Civil transferiu integrantes de grupos especializados para distritos policiais, passou a centralizar todos os Termos Circunstanciados e foi liberada da maioria das escoltas de presos, assumidas pela PM. Estas medidas contribuíram para que pudesse focalizar as atividades de Polícia Judiciária, especialmente a investigação criminal para esclarecimento de delitos, identificação de autores e encaminhamento ao Poder Judiciário.

O Governo do Estado deu suporte político e material a estas mudanças. Não só orientou a intensificação do combate aos crimes contra o patrimônio como adquiriu cinco novos helicópteros e 2.783 viaturas, 27.632 microcomputadores, armas e equipamentos de proteção para os policiais. Investiu na expansão ao interior do sistema de radiocomunicação digital, que traz mais segurança e agilidade ao trabalho policial, por criptografar a troca de mensagens, impedindo que sejam interceptadas. Levou à quase totalidade dos municípios do interior os sistemas RDO (Registro Digital de Ocorrências) e Infocrim (Informações Criminais), que indicam dias, horários e locais de maior incidência criminal, com base no registro de boletins de ocorrência.

Em permanente contato com organizações setoriais e com representantes da sociedade, a SSP atribuiu novos papeis às unidades policiais no combate a modalidades criminais, como o roubo de carga e a condomínios.

Neste mesmo contexto, estimulou a criação, na Polícia Civil, de um novo departamento que centralizou a investigação dos crimes contra o consumidor, o DPPC (Departamento Policial de Proteção à Cidadania), responsável pelo combate aos roubos, furtos e desvios de medicamentos e alimentos, além dos crimes fazendários e ambientais.

Taxa de homicídios é metade da média nacional

Os homicídios dolosos no Estado oscilaram para cima no primeiro trimestre deste ano. Foram 1.224 casos neste período, contra 1.143 no trimestre inicial de 2009. A oscilação nos homicídios São Paulo acontece após queda histórica de 70% desde 2000. Em 2009, São Paulo teve taxa anual de homicídios dolosos de 10,9 por grupo de 100 mil habitantes – em 1999 a taxa era de 35,2. A taxa média do Brasil é de 24,5. Tais oscilações, depois de um longo período de redução dos homicídios, indicam que os esforços do governo, das polícias e da sociedade devem ser renovados continuamente com a adoção de novas, mais modernas e eficientes estratégias.

A Secretaria da Segurança Pública iniciou, em 2009, uma série de ações planejadas que, com investimento contínuo em infra-estrutura, visam a redução da criminalidade no Estado, como o novo Policiamento Rural, a ampliação do Rádio Digital, a compra de novos helicópteros, viaturas e armas, a ampliação de vídeo-monitoramento e a chegada de novos policiais.

Da Secretaria de Segurança Pública