Crianças terão aulas de beisebol e ginástica ritmica

Modalidades farão parte da Educação Física da 1ª a 4ª série do ensino fundamental

sex, 05/09/2008 - 8h28 | Do Portal do Governo

Aproximadamente 1,2 milhão de estudantes da rede estadual paulista terão aulas de esportes olímpicos em Educação Física em 2009. São os alunos da base, que cursam de 1ª a 4ª série do ensino fundamental e os que freqüentam as escolas em tempo integral em todo o Estado de São Paulo. A determinação é da Secretaria de Estado da Educação.

Os estudantes, a maioria entre 7 e 10 anos de idade, terão aulas de atletismo, boxe, taekwondo, caratê, judô, beisebol, badminton, tênis de mesa e ginásticas rítmica e artística. Além desses, farão parte os esportes não-olímpicos capoeira e rúgbi.

Até este ano, as escolas de 1ª a 4ª série não tinham essas modalidades no currículo. Elas serão adotadas no primeiro bimestre de 2009. Há cerca de 960 mil alunos freqüentando da 1ª a 4ª série e 130 mil as escolas de tempo integral. Os guias curriculares, distribuídos para todos os professores estaduais, terão indicações para cada esporte, incluindo o período do ano de aplicação. Nas escolas de tempo integral, a prática será obrigatória nas oficinas que ocorrem à tarde.

Os guias curriculares são importantes instrumentos de padronização e base de aprendizagem do ensino público estadual de São Paulo. A cada bimestre, são entregues para todos os professores, indicando o que deve ser ensinado aula a aula. O educador decide como aplicar o conteúdo em classe.

A secretaria começa a difundir os esportes olímpicos na rede ainda este ano para os alunos de 5ª a 8ª série. Eles terão aulas de ginástica artística e rítmica, beisebol e badminton no terceiro e quarto bimestres. Os alunos da 2ª série do ensino médio receberão, ainda, orientações sobre fatores de risco à saúde, incluindo os perigos dos anabolizantes e do dopping. Essas atividades serão mantidas em 2009 e a prática dos esportes tradicionais, como futebol, basquete, handebol e vôlei, continuarão em todas as séries.

Da Secretaria da Educação

(M.C.)