Crianças representam 40% dos atendimentos de queimaduras no HC

Acidentes domésticos são a principal causa de queimaduras em crianças de até cinco anos

dom, 05/07/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Pronto Socorro do Hospital das Clínicas / FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, atende cerca de 100 casos leves de queimaduras em acidentes domésticos por mês, sendo que crianças de até 15 anos representam, aproximadamente, 40% dos atendimentos.

De acordo com o diretor de serviço da seção de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Instituto Central do HC, David de Souza Gomez, a quantidade de pacientes na área de queimados se mantém praticamente igual durante o ano todo.

Entre crianças de até cinco anos, as queimaduras mais comuns ocorrem dentro de casa, geralmente com derramamento de líquido quente. “Já em crianças mais velhas, os problemas mais comuns acontecem em ambientes externos”, adverte o médico, lembrando que, nesses casos, problemas com álcool são muito comuns.

O especialista informa que quando alguém sofre uma queimadura nada deve ser passado em cima do ferimento. “É aconselhável colocar a área machucada embaixo de água corrente e, em seguida, proteger com um pano limpo até a chegada ao hospital”, ressalta. Segundo ele, um tratamento inadequado pode causar infecção e aprofundar a queimadura. Casos mais graves podem até levar à internação. No Hospital das Clínicas, são registradas, em média, 12 internações por mês de vítimas de queimaduras.