Crianças podem aprender sobre agropecuária nas férias

Secretaria de Agricultura e Abastecimento conta com roteiro lúdico que reúne diversão e informação sobre o universo da agropecuária

sex, 15/07/2016 - 17h33 | Do Portal do Governo

Já pensou em unir o útil ao agradável na hora de levar os pequenos para se divertirem nas férias? Pensando em reunir diversão e aprendizado em um só lugar, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo apresenta, abaixo, um roteiro onde a garotada poderá aprender, de forma lúdica e divertida, sobre como a agropecuária está presente no cotidiano deles.

Confira roteiro e opções de livros que vão fazer a alegria das crianças nessas férias:

Planeta Inseto
Criado há quatro anos pelo Instituto Biológico, o espaço oferece a oportunidade para crianças e jovens verem de perto uma enorme variedade de insetos. Além das colmeias de abelhas, os visitantes podem ver baratas praticando corrida, lagartas tecendo fio de seda, formigas trabalhando em um sistema organizado e insetos que se assemelham a gravetos.

Endereço: Rua Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 17h
Tel.: (11) 2613-9500/9400

Museu de Pesca
Localizado em Santos, o Museu da Pesca é uma grande atração para ensinar crianças, e também adultos, sobre a importância de se preservar a vida marinha e promover a educação ambiental. No equipamento, um esqueleto de baleia de 23 metros de comprimento, 193 ossos e pesando sete toneladas faz a festa dos visitantes ao mesmo tempo em que os conscientiza. 

Avenida Bartolomeu de Gusmão, 192 (próximo ao Aquário Municipal) – Santos/SP
De quarta a domingo, das 10h às 18h
(13) 3261-5260

Ciclos econômicos
O Instituto Biológico preserva exemplares de café, Pau-brasil, seringueira e cana-de-açúcar, tudo para tornar o aprendizado sobre a base histórica da economia brasileira mais interessante e ilustrativo. Cerca de mil estudantes, pesquisadores e interessados já visitaram a atração.

Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana, São Paulo
Agendamento de visitas: (11) 5087-1723

Aquário do Instituto de Pesca
Nos 30 aquários distribuídos dentro de um prédio histórico construído na década de 1930, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre espécies de peixes de alto valor econômico para a aquicultura e a pesca continental.

Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Parque da Água Branca – São Paulo
Segunda, das 13h às 17h; Terça a domingo, das 9h às 17h
Tel.: (11) 3871-7537 

LIVROS:

“Brinque e aprenda”
Desenvolvido para crianças, este livro traz, de forma clara e divertida, informações sobre alimentação saudável e higiene no preparo dos alimentos. Além de atividades didáticas, contém receitas nutritivas e de fácil preparo. A iniciativa é do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). Baixe grátis clicando aqui.

 “O Que o IAC Faz por Você”
O Instituto Agronômico (IAC) tem uma cartilha online que mostra de forma lúdica, com figuras e linguagem simples, como a agropecuária está presente no cotidiano das crianças. Desde o café-da-manhã, passando pelas roupas que os pequenos vestem até o papel dos cadernos de estudos. Fala ainda sobre preservação da natureza e qualidade dos alimentos consumidos pelas crianças. Baixe grátis clicando aqui.

Do Portal do Governo do Estado