Crianças irão viver “Um Dia na Academia” do Barro Branco

Integração total entre policiais e crianças carentes

seg, 27/10/2008 - 13h15 | Do Portal do Governo

Os policiais militares e funcionários da Academia de Polícia Militar do Barro Branco serão os responsáveis por mais uma das atividades sociais que visam resgatar a dignidade e aproximar a população da polícia. Com a realização do “Um Dia na Academia”, que já está na sua sexta edição, os voluntários proporcionarão alegria e diversão para mais de 600 crianças de instituições filantrópicas, orfanatos e comunidades carentes. Este ano, a festa terá como tema o herói, e ocorrerá no dia 8 de novembro, na Academia do Barro Branco, na zona norte da Capital.

O evento conta apenas com os esforços e contribuições do voluntariado, que é responsável pelo acompanhamento das crianças do início ao final da festa. A maioria dos voluntários pertence aos grêmios compostos pelos alunos da Academia, como o dos Bandeirantes, Espírita e Evangélico, além do Grêmio dos Bombeiros, da Cavalaria, e da Polícia Ambiental, entre outros.

Durante todo o dia, os voluntários desenvolvem atividades com os visitantes, que se divertem com o passeio a cavalo, o arborismo, as apresentações de teatro, as gincanas, a capoeira, os brinquedos infláveis, a pintura e o futebol. Quando chegam à Academia, as crianças já são recepcionadas com um café da manhã e, pela tarde, também recebem lanches.

O tenente Romildo Junior Xavier, que coordena a festa, conta que a participação dos voluntários é fundamental, pois quanto mais gente tiver, mais crianças podem ser inscritas, já que a organização e o acompanhamento dependem deles. Xavier também ressalta o fortalecimento do evento: “A cada ano fomos aprimorando, aprendendo com as experiências novas e aumentando o voluntariado. No início, em 2002, recebemos duzentas crianças; ano passado foram cerca de quinhentas, e este ano esperamos contar com mais de 600”.

Além de brincar e se divertir com os policiais durante todo o dia, as crianças participam de um momento de civismo ao final da tarde. Elas cantam o Hino Nacional e hasteiam a bandeira. Depois disso, todas recebem presentes, que são entregues por um policial vestido de Papai-Noel, que fica em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros.

Polícia amiga

Entre as atividades realizadas na Academia, estão: as apresentações do canil da PM, as aulas de trânsito na Cidade Mirim, e a exposição das bases dos bombeiros e do policiamento ambiental, onde as crianças podem conhecer os equipamentos e roupas utilizadas em cada especialidade.

Para o aspirante Johnny Gomes da Silva, que está no 3º ano do Curso de Formação de Oficiais, e participa como voluntário, desde 2007, no evento “Um Dia na Academia”, este contato com a criança é muito importante: “Integrar as crianças com a Polícia Militar é uma excelente maneira de fazê-las conhecer melhor a atuação policial, e saber que o trabalho não se resume a patrulhas de rua; que ela também cuida, e que é uma polícia amiga”. Johnny integra o Grêmio dos Bombeiros, e na festa deste ano ficará na base realizando palestras e mostrando os materiais aos visitantes.

Mais integração

Na festa de 2008 haverá maior participação de crianças deficientes. Só da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) virão 40 crianças, e da Fraternidade Irmã Clara, 22. Isto é uma das coisas que motiva e emociona o tenente Adrião Pereira de Souza Junior, que é voluntário desde 2002. “Perceber no olhar dessas crianças que elas estão alegres, que elas se sentem bem-vindas. Isto é o mais importante para mim.” O tenente Souza, no próximo dia 08, será monitor e acompanhará várias crianças de creches da comunidade.

Participe!

O tenente Xavier ressalta: “Tudo é feito por meio de doações, as pessoas ficam sabendo da festa e querem ajudar. Um exemplo disto é uma empresa privada, que colaborou com o transporte de algumas crianças fornecendo dois ônibus”. Portanto, quem desejar colaborar, seja participando como voluntário ou mesmo com doces ou brinquedos, pode entrar em contato com a Academia de Polícia Militar do Barro Branco pelo telefone (11) 2997-7000 (falar no setor de assuntos civis) ou mandar um e-mail para apmbbp5@polmil.sp.gov.br.

O VI Um Dia na Academia será no dia 8 de novembro, a partir das 9 horas, na Av. Água Fria, nº 1.923, no bairro do Tucuruvi, zona norte Capital.

Da Secretaria da Segurança Pública