Crianças internadas fazem seus pedidos para Papai Noel

As cartas estão disponíveis até o dia 20. Doações devem ser entregues até o dia 23

ter, 16/12/2008 - 15h05 | Do Portal do Governo

“Tenho insuficiência renal e estou internada para fazer hemodiálise. Não gosto de ficar internada porque tem muitas injeções e a comida é sem sal. Gostaria de ganhar um jogo de cozinha do Papai Noel”.

“Tenho leucemia e gostaria que o Papai Noel fosse meu amigo e me trouxesse um brinquedo”. Esses são trechos das mais de 400 cartinhas endereçadas ao Papai Noel, escritas por crianças em tratamento no Hospital Infantil Darcy Vargas, da Secretaria da Saúde. Os pedidos foram feitos pelos pequenos pacientes e estão disponíveis para quem quiser ajudar.

“Pretendemos trazer um pouco mais de alegria às crianças que passam longos períodos em tratamento”, justifica Sérgio Sarrubo, diretor do hospital. As cartas foram escritas durante oficinas organizadas pelo Programa Classes Hospitalares, com o objetivo de fazer com que as crianças participem das atividades natalinas e também desenvolvam noções de gramática e redação. Participaram das oficinas as crianças internadas no hospital e aquelas atendidas pelo setor de quimioterapia do Hospital-Dia.

Os responsáveis pelo projeto acreditam que essa é uma importante maneira de trabalhar de forma lúdica questões relacionadas à língua portuguesa, como vocabulário, gramática e sintaxe. No caso do paciente que não pode comparecer às oficinas em razão do tratamento ou da necessidade de isolamento, as professoras vão até onde ele estiver. “Quando é preciso, fazemos todas as paramentações preconizadas pelos protocolos de higiene e segurança. O importante é que todas as crianças façam seus pedidos ao Papai Noel”, afirma a professora responsável pelas oficinas, Karen Dionísio Carneiro.

Serviço
Hospital Infantil Darcy Vargas
Rua Dr. Seraphico de Assis Carvalho, 34
Morumbi – São Paulo – capital
Toda pessoa pode adotar uma cartinha
Basta ligar para os telefones (11) 3723-3839 e 3723-3785
As cartas estão disponíveis até o dia 20. Doações devem ser entregues até o dia 23.

Da Secretaria da Saúde