Crianças e bichos de estimação podem ter boa convivência

Confira as dicas da pediatra do Instituto da Criança para um convívio saudável

qua, 14/03/2012 - 16h09 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP alerta para os cuidados que se deve ter com animais domésticos e silvestres em casas onde moram bebês e crianças pequenas.

“Os animais não têm, obviamente, os nossos hábitos de higiene. Eles possuem uma flora bacteriana própria que, por contato oral, por pele, nasal ou pela urina, podem causar infecções nos bebês com até seis meses”, alerta a pediatra do Instituto da Criança do HC, Filumena Gomes.

Os riscos são grandes se não forem tomados os cuidados necessários. Os pelos dos gatos, por exemplo, podem agravar um quadro de asma. Além disso, há risco de doenças como fungos de pele (micose); toxocaríase (doença causada pelo verme Toxocara canis), toxoplasmose e traumas como cortes, arranhões e mordeduras.

Confira as dicas para um convívio saudável com animais em casa:

1- – O animal precisa ter o seu espaço delimitado. Não deve transitar livremente por todos os cômodos da sala; principalmente pela sala, quartos e cozinha;

2- – O adulto que cuida do animal deve sempre manter as mãos muito bem higienizadas.

3- – O pelo de alguns animais pode agravar quadros de asma em crianças; a higiene na casa é fundamental.

4- – Além da contaminação direta, o animal pode contaminar uma criança de forma indireta se tiver contato com a água, alimentação ou berço, sofá e roupas da crianças.

5- – Uma criança nunca deve ficar sozinha em algum ambiente com o animal; sempre deve ter a supervisão de um adulto.

Do Portal do Governo do Estado