Crianças e adolescentes discutem seus direitos em conferência

Discussões foram separadas por eixos temáticos como Direito à Vida e à Saúde, Direito à Convivência Familiar e comunitária, educação e cultura

sáb, 17/10/2009 - 12h54 | Do Portal do Governo

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, CONDECA/SP, realiza em Guarulhos, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, a IV Conferência Lúdica Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a participação de 344 adolescentes e crianças e mais 150 adultos. Os adultos serão apenas os coadjuvantes do evento, já que o objetivo da conferência é ter a plena participação dos jovens nas discussões levantadas nos três dias. As oficinas serão realizadas de maneira pedagógica, lúdica, de modo a tornar alguns deles também aptos a votar na Conferência Estadual.

Na deliberação do CONDECA/SP, o evento está previsto para acontecer antes da VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente para que os jovens participantes possam, ao cumprir esta etapa, participar da Conferência Estadual com mais conhecimento e idéias sobre a questão da criança e do adolescente no Estado de São Paulo, para tanto, as discussões foram separadas por eixos temáticos como Direito à Vida e à Saúde, Direito à Convivência Familiar e comunitária, educação, cultura, trabalho, lazer, violência, ao todo vão ser 15 eixos temáticos. Para chegar à conferência Lúdica, os jovens escolhidos passaram por fóruns, conferências municipais e regionais que os credenciou depois de demonstrarem comprometimento com as causas que envolvem o menor de idade. Entre os participantes, jovens moradores de abrigos e internos da Fundação Casa, com ordem e apoio judicial, vão ter a possibilidade de expor suas idéias e também participar na etapa seguinte, que é a Conferência Estadual, junto com os adultos.