Crianças e adolescentes discutem seu papel na sociedade

Encontro refletirá sobre o papel da criança e do adolescente na promoção, controle, garantia e defesa de seus direitos

qui, 14/10/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Condeca/SP), órgão vinculado a Secretaria de Relações Institucionais, realizará entre os dias 22, 23 e 24 de outubro o “IV Encontro Lúdico Estadual”, em Bragança Paulista, interior de São Paulo. O Encontro Lúdico parte de um fundamento inclusivo, que privilegia a participação de crianças e adolescentes na organização, discussão, reflexão e proposição de ações para incentivar a protagonismo infanto-juvenil para a preservação dos direitos da criança e do adolescente.

Durante os três dias de encontro, aproximadamente 400 delegados – entre crianças e adolescentes, inclusive representantes de comunidades indígenas e quilombolas – vão se reunir para cumprir uma agenda que inclui palestras, plenários, oficinas e discussões sobre Planos de Ação Regionais e Estaduais para implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nas oficinas das crianças haverá programação específica em ambientes decorados especialmente para sua acolhida. Nelas serão iniciadas atividades para a construção do alicerce da Cidade dos Direitos, um espaço ideal no qual as próprias crianças definirão as formas de garantir o respeito aos seus direitos. Esta será a base fundamental para sua concretização, durante a próxima Conferência Lúdica Estadual de 2011.

Para a organização do evento foi criada, desde fevereiro deste ano, uma Comissão Central composta por adolescentes, conselheiros do Condeca e representantes do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes (FEDDCASP).

O Encontro Lúdico Estadual é resultado de um processo participativo democrático iniciado nas localidades municipais, que proporciona a crianças e adolescentes um espaço aberto para manifestações a partir de sua própria realidade. A indicação dos delegados crianças e adolescentes aconteceu durante os meses de junho e setembro deste ano.

Serviço
IV Encontro Lúdico Estadual
Hotel Fazenda Villa Santo Agostinho – Rua Victorio Panuncio, 200. Jardim Sevilha (Bragança Paulista)

Da Secretaria de Relações Institucionais