Crianças brincam e aprendem no Parque da Cantareira

Atividades integram o projeto “Recreio nas Férias”, desenvolvido no Núcleo Engordador

sáb, 01/08/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Núcleo Engordador, dentro do Parque Estadual da Cantareira, zona norte da capital, desenvolve, até o dia 31, diversas atividades com escolas públicas municipais do entorno do parque, como parte do “Recreio nas férias”.

O projeto é desenvolvido pela Diretoria Regional de Educação Jaçanã -Tremembé, da Prefeitura de São Paulo, junto com o Parque Estadual da Cantareira, e prevê a visita de estudantes com idade acima de 8 anos, em turmas de 40 alunos, que participarão das atividades dirigida por monitores, alternadamente nos períodos da manhã e da tarde. Assim, cerca de 320 alunos deverão ser contemplados, permitindo-lhes, entre outros benefícios, brincar e ao mesmo tempo ter contato direto com a Mata Atlântica.

As atividades são: “Caça ao caçador” – com a inversão dos papéis e os animais “caçando os caçadores”; o “Caça ao tesouro” – em que as crianças seguem pistas, até atingir seu objetivo; o “Combate à poluição” – evidenciando os problemas causados pelo lixo; e a “Coleta seletiva” – mostrando a importância de selecionarmos e minimizarmos os resíduos. Em caso de chuva, haverá um espaço coberto onde outras atividades, como artesanato manual com garrafas PET, serão realizadas.

Parque Estadual da Cantareira 

Localizado ao lado do Horto Florestal, o Parque Estadual da Cantareira possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada dentro de uma região metropolitana. Seus 7.900 hectares são formados por remanescentes de mata atlântica. O parque assegura a proteção de seus mananciais, além de abrigar diversas espécies animais ameaçadas de extinção, como o bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba, o jacuguaçu e o bacurau – tesoura – grande. Também possui diversas espécies vegetais, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás.

No período de férias, o parque fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. Durante o resto do ano, apenas aos sábados, domingos e feriados, para o público em geral.

Serviço:

Parque Estadual da Cantareira
Rua do Horto, 931 – Tremembé
Funcionamento: Nas férias, de terça a domingo, das 8h às 17h. No restante do ano, apenas aos sábados, domingos e feriados.

Da Secretaria do Meio Ambiente