Crianças batizam camelo do Zoo Safári de Yasmim

Nome foi escolhido em votação por 126 crianças que visitaram o parque em janeiro e fevereiro

qua, 11/03/2009 - 11h39 | Do Portal do Governo

A filha de Estela e Aladim, o simpático casal de camelos do Zoo Safári, ganhou o nome de Yasmin, que significa flor de jasmim. Ele foi escolhido em votação por 126 crianças que visitaram o parque durante os meses de janeiro e fevereiro. No total, 339 crianças participaram da escolha, votando ainda em Rani, com 103 votos, em Shakira, preferido de 69 delas, e em Thalia, com 41 votos. Na ocasião da escolha do nome, Giovanna Nicoly da Silva Leite, uma das 126 votantes no nome vencedor, foi sorteada e ganhou uma camiseta do Zoo Safári, ingressos para o Zoológico e um kit com vários brindes.

Para participar do ‘batizado’ da Yasmin, nascida em dezembro de 2008, os menores com até 12 anos de idade preencheram uma cédula indicando o nome preferido. A promoção objetivou a conscientização da população, especialmente da criançada, sobre questões ambientais e o incentivo ao respeito aos animais.

Os camelos, como Yasmin e seus pais Estela e Aladim, são animais herbívoros. Possuidores de duas corcovas, chegam a atingir 2,5 metros de altura e pesam entre 300 e 700 quilos. Vivem em bandos, denominados cáfila, e suportam condições climáticas extremas, em regiões onde a temperatura no verão pode chegar a 60ºC durante o dia, e à noite inferiores a zero grau C. São nativos de áreas secas e desérticas da Ásia.

A pelagem esparsa e suave facilita a refrigeração do corpo; as patas de base larga impedem que se enterrem na areia; e as pestanas longas protegem os olhos do animal durante as tempestades de areia. Os camelos foram domesticados para utilização como meio de transporte, à semelhança do cavalo, sendo ainda produtores de leite e de carne. Eles chegam a viver 50 anos.

Da Secretaria do Meio Ambiente