Crianças aprendem brincando nos trens da CPTM

Programa "Usuário do Amanhã" procura conscientizar futuros passageiros sobre como usar o trem de forma segura e correta

qua, 12/09/2007 - 10h24 | Do Portal do Governo

Nesta semana, o programa Usuário do Amanhã, da CPTM, levará crianças para um passeio de trem com parada em espaços culturais da capital paulista. A atividade procura conscientizar esses futuros passageiros sobre como usar os trens de forma correta e segura, além de contar um pouco da história da ferrovia. No encerramento, o grupo visita pontos turísticos, vizinhos às estações da empresa.

Na quinta-feira [13/09], 50 alunos da Escola Reino da Garotada, de Poá, embarcam às 11 horas, na Estação Poá, para uma viagem pela Linha E [Luz-Estudantes] com destino à Estação da Luz. De lá, o grupo visitará a Estação Pinacoteca, a partir do meio dia. No museu, poderão explorar o espaço histórico e desenvolver atividades recreativas, além de conhecer o espaço que abrigava o antigo DOPS [Delegacia de Ordem e Política Social].

Já na sexta-feira [14/09], uma trupe formada por 50 estudantes da Escola Municipal Jequitibá sairá às 10h30 da Estação Pinheiros para um passeio pela Linha C [Osasco–Jurubatuba] rumo à Estação da Luz. Os jovens seguirão para a Pinacoteca do Estado, localizada no Jardim da Luz. O museu abriga mais de quatro mil obras de artes, com destaque para trabalhos dos artistas Almeida Júnior, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

Integração das equipes
Desde a sua criação, em 1987, o programa Usuário do Amanhã já recebeu mais de 100 mil alunos. As atividades são sempre realizadas em uma das seis linhas da CPTM, de acordo com a proximidade da escola ou entidade inscrita.

Para maior conforto e segurança, a empresa disponibiliza um carro de passageiros, fora dos horários do pico, para o passeio que inclui as viagens de trens, visitas aos CCO´s [Centros de Controle Operacionais], além de passeios combinados à Pinacoteca ou ao Museu da Língua Portuguesa, que fica ao lado da Estação da Luz. Além disso, também são feitas palestras educativas sobre o funcionamento da ferrovia e seus equipamentos, momento em que os alunos têm oportunidade de discutir sobre o perigo e as perdas quando da má utilização do sistema.

Na CPTM, quem participa da experiência fala dela com paixão. O Chefe Geral, da Estação de Guaianazes, Ulisses Torquato da Silva, por exemplo, chegou a construir uma “ponte móvel”, para facilitar a entrada das crianças nos trens. “Elas aprendem e se divertem muito”, fala Ulisses, modestamente.

O maquinista Djalma de Castro Alves, também conta entusiasmado que “os meninos são muito curiosos, fazem as perguntas à queima roupa, o que é bastante estimulante”. Na opinião do coordenador de segurança das Linhas A e D, William Wanderlei de Oliveira, “além de ensinar, o programa Usuário do Amanhã ajuda na conscientização das crianças”.

Você Sabia?
– O prédio onde funcionou, por mais de meio século, o DOPS [Delegacia de Ordem e Política Social], no centro de São Paulo, recebeu o nome de Estação Pinacoteca e abriga parte do programa de exposições temporárias e as mostras infantis realizadas pela Pinacoteca durante o ano. Inaugurado em 1914, e projetado por Ramos de Azevedo para servir de armazém da Cia. Sorocabana, o prédio foi totalmente restaurado de acordo com projeto do arquiteto Haron Cohen e dispõe de 8000m2.
– O local onde ficavam confinados os presos no antigo prédio do DOPS deu lugar ao Memorial da Liberdade, que conta com quatro celas e um totem multimídia, no qual o público tem acesso ao acervo de fichas e prontuários de pessoas que passaram por lá, como Monteiro Lobato e Mário Covas, ou tiveram seu nome registrado na época da ditadura, como o presidente Fernando Henrique Cardoso e o ator Paulo Autran. Esse espaço está hoje sob responsabilidade do Arquivo do Estado de São Paulo.
– O prédio ocupado pela Pinacoteca do Estado foi projetado por Ramos de Azevedo em 1897, para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios, instituição que formava técnicos e artesãos. Com paredes de tijolos não revestidos e amplas janelas incorporadas ao referencial urbano, a Pinacoteca passou por uma grande reforma durante o governo Mário Covas, e, hoje, em seus salões restaurados, pátios internos cobertos, telhado recuperado, iluminação específica e adequada, abriga importantes exposições, como as que realizaram com as obras de Rodin e de Miró. O museu tem um perfil muito definido da arte brasileira do século XIX até a contemporânea.

Da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

(S.M.)