Crianças aprendem a ler e ‘ensinam’ colegas de outras classes

Alunos da rede estadual lêem gibis e revistas infantis para incitar gosto pela leitura

qui, 06/11/2008 - 16h06 | Do Portal do Governo

Crianças de 7 a 10 anos de idade da zona leste de São Paulo estão orgulhosas. Além de já terem aprendido a ler e escrever, resultado de programa implementado pela Secretaria da Educação, agora viraram referência para seus colegas e passaram a incitar o gosto pela leitura em outras classes, tornando-se “monitores de leitura”.

Cerca de 700 alunos da escola estadual Neydy de Campos Melges fazem parte do programa Ler e Escrever, da Secretaria, que transformou as salas de aulas de 1ª a 4ª série da Grande São Paulo em verdadeiros espaços de leitura e escrita. Além de um segundo professor nas salas de 1ª série, o Ler e Escrever disponibiliza materiais específicos para as salas de 1ª a 4ª, com livros, gibis e revistas infantis. Mais: acelera a aprendizagem dos alunos que têm dificuldade.

Na Neydy de Campos Melges o resultado foi tão satisfatório que o professor-coordenador Rubens Gama Miguel sugeriu que os alunos já alfabetizados fossem exemplos para os colegas ainda com dificuldades. Estes alunos passaram a trocar de classe três vezes por semana (nas aulas de língua portuguesa) e ler à frente da turma vizinha.

Os alunos de 1ª e 2ª série lêem gibis e revistas infantis para os colegas. Os de 3ª e 4ª, livros. “A experiência é fantástica. E o resultado animador. Os alunos mais tímidos se soltam e passam a ler, assim como os com dificuldade, que tomam os ‘leitores’ como exemplo. É o grande momento do dia para todos na escola”, afirma Cleide Augustin Malta. “As salas lêem uma para as outras e interagem. Pegamos o material distribuído pelo Estado e adaptamos da melhor maneira possível. Os professores auxiliam na leitura dos que ainda não aprenderam e o resultado aparece”, conclui Cleide.

Cantinhos da leitura

A Secretaria da Educação lançou neste ano projeto de forte incentivo à leitura para crianças de 7 a 10 anos. Todos os cerca de 230 mil alunos de 1ª série do Ensino Fundamental, geralmente com 7 anos de idade, estão recebendo em suas salas de aula um espaço interno de leitura, um “cantinho da leitura”. O acervo disponível aos alunos tem livros infantis, almanaques e revistas (veja lista abaixo).

São 2,2 milhões de exemplares adquiridos pela Secretaria. A iniciativa faz parte do programa Ler e Escrever, focado na alfabetização de alunos de 1ª a 4ª série do Fundamental.

Além dos livros, almanaques e revistas, a Secretaria disponibiliza um globo terrestre e um alfabeto “gigante” para cada sala de aula. O investimento total do projeto é de R$ 28 milhões.

“Queremos incentivar o hábito de leitura. É fundamental que o aluno tenha à mão um material para ler. Este incentivo precisa começar já nas séries iniciais”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Exemplos de livros para 1ª série

A BRUXA SALOMÉ
A CASA DO MEU AVÔ
A CASA SONOLENTA
A HISTÓRIA DO PEQUENO PINGÜIM
A JIBÓIA GABRIELA
A VASSOURA ENCANTADA
AS CRIANÇAS NA HISTÓRIA
AS DOENÇAS-PRA QUE SERVEM AS INJEÇÕES?
BOI DA CARA PRETA
CACOETE
CONTOS ÁRABES PARA JOVENS DE TODOS OS LUGARES
CONTOS DE ANDERSEN
CONTOS DE BICHOS DO MATO
CONTOS DE ENGANAR A MORTE
CONTOS DE GRIMM
CONTOS DE GRIMM
CONTOS DE PERRAULT
CONVIVENDO COM A ECOLOGIA
CRIANÇAS COMO VOCÊ
DIA BRINQUEDO
FURUNDUM
HISTÓRIA MEIO AO CONTRÁRIO
LIMERIQUES DO BÍPEDE APAIXONADO
MEU LIVRO DE FOLCLORE
NO MEIO DA NOITE ESCURA TEM UM PÉ DE MARAVILHA
O LIVRO DOS SUSTOS
O REI BIGODEIRA E SUA BANHEIRA
O TOQUE DE OURO
ONDE JÁ SE VIU?
OS GÊMEOS CORINTIANOS
OS PESTES
POEMAS PARA CRIANÇAS
UM ELEFANTE NO NARIZ

Revistas e almanaques

Almanaques – Cascão e Mônica
Almanaques – Cascão e Mônica
Revista Ciência Hoje
Revista Coquetel Picolé
Revista Coquetel Picolé
Revista Recreio
Revista Recreio
Revista Turma da Mônica
Revista Turma da Mônica

Da Secretaria da Educação