Crianças “agitam” menos nos finais de semana

Pesquisa aponta que famílias dão preferência a atividades sedentárias nos dias de folga; atividade nos dias úteis está abaixo da recomendada

seg, 10/09/2007 - 12h27 | Do Portal do Governo

Levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs),  mostra que as crianças fazem menos exercícios e atividades físicas aos finais de semana. Se durante a semana as crianças dão em média 11.120 passos por dia, aos finais de semana a movimentação cai para 10.714 passos por dia. Além disso, o tempo médio passado diante da TV passa de 5 horas para 6 horas nos dias de folga. A pesquisa foi feita com 780 crianças de 10 a 12 anos em diversas regiões do Estado.

Uma das explicações para o maior sedentarismo dos pequenos nos finais de semana é a escolha das atividades familiares. Ao invés de frequentar parques ou promover atividades esportivas, muitos pais optam por atividades mais tranquilas, como ir ao cinema e restaurantes.

Além disso, o maior tempo de sono (as crianças dormem em média duas horas a mais nos dias de folga) e a mudança da rotina podem contribuir para este quadro. Durante a semana, as crianças têm de ir a escola, brincar no recreio e freqüentar as aulas de Educação Física, o que insere quantidades moderadas de atividades no dia-a-dia dos pequenos.

Mesmo nos dias úteis da semana, a quantidade de atividade física realizada pelos pequenos fica abaixo do recomendado. O ideal é que uma criança dê 12 mil passos por dia.  “É preciso intervir, justamente, no espaço físico que rodeia nossas crianças. Temos que prestar atenção na rotina de nossos filhos e oferecer opções que permitam a eles levar uma vida menos sedentária. A escolha das atividades de lazer e de pequenos momentos, como ir a pé para a escola ou escolher a escada ao invés do elevador já fazem uma grande diferença”, afirma o Diretor do Celafiscs, Professor Vitor Matsudo.

 Dias da Semana

 A mesma pesquisa revela que os níveis de atividade física são diferentes em cada dia da semana. Quintas e terças-feiras são as campeãs no quesito movimentação, seguidas pela sexta, quarta e segunda. Os dois dias do final de semana fecham a fila. Sábado é o dia mais sedentário, com cerca de 40% menos de atividades físicas.

Da Secretaria de Estado da Saúde

(S.M.)