Criação de equipe da USP Leste ganha prêmio da Microsoft

Grupo desenvolveu sistema que permite a escolha e aquisição de roupas on-line

ter, 11/08/2015 - 13h40 | Do Portal do Governo

Equipe formada por alunos e professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) foi a grande campeã da Imagine Cup 2015. competição mundial de inovação em tecnologias da informação realizada pela Microsoft.

O time já havia ganhado a etapa brasileira da competição e, na final da disputa, conquistou o primeiro lugar da categoria inovação. O grupo obteve ainda o primeiro lugar geral da disputa, que terminou na última sexta (31) em Seattle, Estados Unidos.

O trabalho premiado é em um sistema on-line chamado “Clothes for me” (Roupas para mim), que gera moldes de roupas automaticamente. Por meio dele, qualquer pessoa consegue digitar suas medidas e fazer a encomenda de peças personalizadas, indicando detalhes e enviando posteriormente para costureiras e modelistas.

O programa faz a ponte entre consumidor e mercado, bem como oferece estrutura para a produção das peças pelas alfaiatarias.

O projeto levou três anos para ficar pronto. A equipe deixou para trás mais de 200 estudantes de 80 países, como EUA, Japão, França e Rússia.

Além do troféu de campeões, os integrantes do grupo ganharam US$ 50 mil, uma vaga na Microsoft Ventures, programa de aceleração de startups e coaching de jovens empreendedores, e uma sessão de mentoria com o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Do Portal do Governo do Estado