Cresce safra paulista de cana, café e milho

Levantamento foi feito pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) no mês de abril

qui, 10/07/2008 - 14h07 | Do Portal do Governo

O quarto levantamento da safra paulista mostra aumento na área e produção de cana do Estado de São Paulo, assim como uma boa safra de café. Outra cultura em destaque é a do milho safrinha. Os dados foram coletados durante todo o mês de abril pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

CANA-DE-AÇÚCAR 

A previsão de colheita de cana-de-açúcar destinada à indústria mostra perspectiva de aumento na área plantada de 2%, totalizando 4,9 milhões de hectares cultivados, comparados aos 4,8 milhões no fechamento da safra passada. Quanto à produção, a estimativa aponta acréscimo de 5,2%, atingindo 344,8 milhões de toneladas, decorrente das novas áreas que estão entrando em produção, em relação aos 327,7 milhões de toneladas da anterior. A incorporação de cerca de 100 mil hectares em áreas novas mostra um crescimento menos acelerado no cultivo comparando-se às safras anteriores, quando tivemos saltos de até 300 mil hectares.

CAFÉ

Registra-se uma pequena queda de área (3,2%), com um total de 223,61 mil hectares no Estado, e o aumento da produção em 41,7%, chegando a 263 mil toneladas, cerca de 4 milhões de sacas beneficiadas (60 quilos), o que se deve ao aumento de 47% na produtividade, justificado pela característica de bianualidade da cultura.

MILHO SAFRINHA

Os produtores desta safra (cultivo de inverno) devem esperar um aumento de 13,3% na produção para o atual ano agrícola, chegando a 915 mil toneladas e a área atingindo 243,9 mil hectares, com crescimento de produtividade de 10% no rendimento (de 3.400 para 3.753 quilos por hectare). A safra de milho de verão foi de 3,7 milhões de toneladas e área de 686 mil hectares. No total, São Paulo, costuma colher cerca de 4,7 milhões de toneladas de milho ao ano nas duas safras.  

A tabela completa com os dados de outras culturas está disponível no site do IEA (www.iea.sp.gov.br).

Da Secretaria da Agricultura

C.C.