Cresce número de detentos aprovados nos exames supletivos em SP

Estudo mostra que a maioria dos presidiários pensa no futuro profissional

ter, 10/06/2008 - 8h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação finalizou balanço sobre a aprovação nos exames supletivos, que oferecem diplomas de ensino fundamental e médio. A boa notícia é que, no ano passado, dos 4,2 mil presidiários que fizeram a prova, 3.182 passaram e receberam diploma ou atestado em determinadas áreas. O número é 26% superior ao de 2006, quando 2.515 foram aprovados.

As provas para esse grupo foram realizadas nas penitenciárias. A secretaria constatou que os detentos tiveram melhor desempenho nas provas de redação do que os demais participantes. “O crescimento nas aprovações aponta maior dedicação dos presos nas unidades. É importante dar oportunidade a todos. O supletivo também é o caminho para a reabilitação do encarcerado. Quando ele sair, vai ter mais chances no mercado”, afirma a diretora de Supletivo da Secretaria, Elisabete Lunetta. Para ela, os detentos vão melhor nas redações pelo hábito de escrever freqüentemente cartas aos familiares.

Perfil – O estudo da pasta revela também que a maioria (60,8%) dos participantes do exame (105 mil compareceram) pensa no futuro profissional ao tentar o diploma. Desses, 24,2% querem ingressar no mercado profissional, 17% desejam voltar a trabalhar e 19,6% pretendem promoção no emprego. Outros 25,7% dos concorrentes prestaram o exame para alcançar novos níveis de escolaridade e 13,5% têm motivos diversos.

O perfil dos candidatos demonstra que a maioria tem idade entre 21 e 40 anos (65%) e renda familiar de um a três salários mínimos (60,9%). Aproximadamente 55% dos 33 mil concorrentes prestaram o exame pela primeira vez. Aqueles que foram reprovados em outras ocasiões apontam a dificuldade das questões (42,6%) como o principal fator para o mau desempenho.

Para prestar a prova do ensino fundamental, os candidatos devem ter idade mínima de 15 anos. Para o ensino médio 18 anos completos. A aprovação depende de um acerto de pelo menos 50% do total de questões da prova de cada área. Na área de Linguagens e Códigos, tanto para o ensino médio como para o fundamental, é preciso acertar 50% da parte objetiva e 50% da redação – ambas são eliminatórias.

Diploma – Em torno de 70 mil pessoas foram aprovadas nos exames. Destas, cerca de 28 mil conseguiram o certificado de conclusão total do ensino e 42 mil receberão atestado por terem passado em determinado nível (Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, etc.). Os diplomas estão disponíveis e podem ser solicitados nas escolas onde foram realizados os exames.

Da Secretaria da Educação

(M.C.)