Cresce em 50% o número de patentes e licenças da Unesp

O pagamento de royalties sobre as inovações gera recursos para a Universidade

qua, 21/12/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

Em 2011, a Agência Unesp de Inovação (Auin) obteve 18 patentes e registros de desenhos industriais – no ano anterior foram 13 patentes e registros. As comunicações de inovação (formulários sobre pesquisas com potencial para proteção de propriedade intelectual) também saltaram de 23 em 2010 para 37 este ano.

Esse é o balanço do primeiro ano da agência como gestora do Programa de Incentivo à Proteção do Conhecimento e Inovação, que integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unesp. “Foi um crescimento superior a 50% em suas atividades, que incluem a geração de patentes para inovações desenvolvidas na Universidade”, diz José Arana Varela, diretor executivo da AUIN.

“Também elaboramos projetos de infraestrutura e softwares para agilizar o processo de comunicação e pedido de patentes, que devem ser implantados este ano”, lembra Vanderlan Bolzani, vice-diretora executiva da agência.

Licenciamento

Ao patentear uma inovação desenvolvida na instituição, é necessário fazer o licenciamento de uso para que empresas possam gerar produtos. Assim, pós-graduandos podem criar empresas de base tecnológica, as chamadas empresas spin-off, para levar ao mercado essas descobertas.

Foi o que aconteceu com o licenciamento internacional de uma empresa criada em parceria com a Universidade de Vanderbilt, nos EUA, que levará para o mercado uma tecnologia de geração de imagens para exames gastrointestinais desenvolvida por José Ricardo de Arruda Miranda e Fabiano Paixão, do Instituto de Biociências, Câmpus de Botucatu.

Outro exemplo é o licenciamento de uma empresa spin-off para desenvolver equipamentos a partir de um método de silagem de plantas usadas para a ração animal. A inovação foi desenvolvida por Ciniro Costa e João Paulo Franco da Silveira, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), em Botucatu. “Quando esses produtos chegarem ao mercado consumidor, a sua venda gerará recursos para a universidade, por meio do pagamento de royalties”, explica Fabíola Spiandorello, gerente de propriedade intelectual da agência.

Formação de pessoas

Entre as principais metas das ações da Auin, está a formação de profissionais capacitados para a promoção da inovação tecnológica. Para isso, em 2011 foram feitas visitas e palestras sobre proteção intelectual para professores e pós-graduandos de 13 unidades da Unesp. Outra iniciativa foi o oferecimento de uma disciplina optativa sobre empreendedorismo para os estudantes de pós-graduação da FCA em Botucatu.

“Nossa proposta é implantar essa disciplina em todos os programas de pós-graduação da Unesp”, diz Vanderlan. As ações e os investimentos da agência foram apresentados pela vice-diretora, em reunião do Conselho Universitário realizada em 1º de dezembro, na Reitoria, em São Paulo

Da Unesp