Cresce em 15% o número de crianças desidratadas no verão

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde revela ainda que crianças com até 14 anos representam 79% dos casos

seg, 28/12/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde fechou um levantamento que revela o aumento no número de internações causadas por desidratação em crianças durante o verão. Em 2009, o Estado registrou 3.401 internações causadas pela falta de líquido, sendo que os casos em crianças com idade até 14 anos representaram 79% (2.687 do total).

Entre os meses de janeiro e abril de 2009, foram registrados 1.438 atendimentos a crianças. Já entre maio e agosto, esse número ficou em 1.249. O índice de casos no verão é 15,1% maior, portanto.

“É importante que os pais estejam sempre atentos para a ingestão de líquidos necessária. As crianças precisam ser incentivadas”, explica o pediatra Sérgio Sarrubo do Hospital Infantil Darcy Vargas.

Os principais sintomas da desidratação são: sede, náusea, boca seca, fraqueza, desconforto geral, cansaço, diminuição do pique e, em casos mais graves, câimbras musculares, calafrios e vômitos.

Para evitar esse mal, basta ingerir bastante líquido, optar por roupas leves e permanecer à sombra nos dias mais quentes. Também vale lembrar que caso seja percebido algum sintoma de desidratação, o soro caseiro pode ser uma alternativa.

Soro Caseiro

Misture em um litro de água mineral, filtrada ou fervida, a uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar. Misture bem e dê à criança em pequenas colheradas.

O soro caseiro é usado para combater a desidratação em casos de intoxicação alimentar, insolação ou diarréia ou vômitos

Da Secretaria da Saúde