Cresce a procura de adultos por diploma da educação básica na rede estadual

Levantamento feito pela Secretaria da Educação mostra que as 31 unidades do CEEJA formaram 10.601 estudantes em 2015

qui, 14/04/2016 - 14h37 | Do Portal do Governo

O número de jovens e adultos formados pela rede estadual dobrou. Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Educação mostrou que, nos últimos dois anos, as 31 unidades dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) formaram juntas 10.601 em 2015, contra 4.039 em 2013. A maioria dos estudantes (67%) têm entre 18 e 29 anos de idade.

Ainda de acordo com a pesquisa, 36% dos estudantes estão desempregados ou são prestadores de serviço (sem registro formal em carteira). Também chama a atenção o tempo que esses adultos estavam afastados na escola: 49% ficaram de oito a 11 anos distantes dos estudos. Por outro lado, os motivos para o retorno variam entre a conquista do diploma do ensino básico e crescimento no trabalho.

No modelo oferecido pelos Centros, a carga horária é flexível. Todos os matriculados recebem após a inscrição um roteiro de estudos. Em casa ou no trabalho, eles completam as lições e vão às escolas sempre que houver dúvida e para realizar as provas. Outra vantagem é que a matrícula pode ser feita em qualquer período do ano e a duração do curso depende da disponibilidade de cada aluno. Clique aqui e saiba mais sobre o modelo.

Para dar conta do tempo longe dos bancos escolares, a média de conclusão do curso é entre seis meses e um ano. A frequência também tende a ser alta: mais de 80% procura o CEEJA, ao menos, uma vez por semana. Além disso, segundo a pesquisa, os alunos dedicam uma a duas horas de estudo diário e utilizam a internet para ampliar o aprendizado.

As informações são da Secretaria da Educação.

Do Portal do Governo do Estado