Cresce 70% a produção científica da UNESP em 4 anos

Crescimento se deu pelo incentivo à pesquisa e aos cursos de especialização

qui, 26/03/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

As pesquisas científicas da UNESP cresceram 70% nos últimos quatro anos. Para estimular e articular ainda mais as atividades acadêmicas da instituição, a Universidade Estadual Paulista lançou o programa Ano da Pesquisa da UNESP, uma parceria entre as pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação da universidade.

O programa aposta na oferta de incentivos e mais cursos de especialização aos pesquisadores e pós-doutorados dos campi, distribuídos em 23 municípios. Outra meta é montar um banco de dados sobre a pós-graduação e atividades de pesquisa na universidade. Os dados serão usados para orientar políticas acadêmicas e melhorar o ranking da instituição na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que lista universidades pela qualidade de seus cursos de pós-graduação. De acordo com os dados divulgados, em 2004 a pós-graduação da Unesp ocupava o 17.° posição na Capes. Em 2006 saltou para o 12.° lugar.

De acordo com Maria José Giannini, pró-reitora de pesquisa, ações como essa visam incentivar a articulação entre os diversos grupos de cientistas que atuam. “O caminho é integrar estas competências isoladas, alavancar programas de pesquisa mais robustos e captar mais recursos junto às agências de fomento”, explica.

Da FAPESP