Credenciamento para programa de aperfeiçoamento em idiomas vai até sexta

Programa atenderá alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede estadual com cursos de inglês, espanhol e francês

qui, 18/02/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

Termina nesta sexta-feira, 19, as inscrições para escolas de línguas interessadas em participar do Programa de Aperfeiçoamento de Idiomas. As escolas que forem habilitadas a participar do projeto poderão oferecer aulas de inglês, espanhol ou francês para alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da rede pública, em municípios com mais de 50.000 habitantes.

“Esses cursos serão oferecidos como um adicional à carga horária regular do currículo. Portanto, não irão substituir o que já é dado em sala de aula, e sim proporcionar aprofundamento nos conteúdos”, explica Paulo Renato Souza, secretário de Estado da Educação.

As instituições de ensino interessadas poderão obter informações e verificar o Edital e o respectivo Projeto Básico na sede da FDE, na Supervisão de Licitações, na Avenida São Luís nº 99, República, São Paulo – SP, CEP 01046-001, ou pela Internet no endereço eletrônico www.fde.sp.gov.br. As escolas deverão entregar os envelopes contendo os documentos de habilitação para o credenciamento na sede da FDE até as 9h30 desta sexta-feira, 19.

Programa de Aperfeiçoamento em Idiomas

O Programa de Aperfeiçoamento em Idiomas amplia o ensino gratuito de língua estrangeira (inglês, espanhol e francês) aos alunos matriculados no 2º e no 3º ano do Ensino Médio residentes em cidades com mais de 50 mil habitantes, beneficiando 650 mil estudantes. A partir de 2011, o programa atenderá a todos os estudantes matriculados no segundo ano do Ensino Médio, em todos os municípios do Estado.

As aulas serão realizadas nas unidades dos Centros de Estudos de Línguas (CELs). Se o número de inscrições ultrapassar a capacidade desses centros, os estudantes poderão ser atendidos nas escolas de idiomas particulares credenciadas pela Secretaria da Educação. Nesse caso, o custo mensal do Estado por aluno será de R$ 56,90. O investimento total para o projeto neste é de R$ 296 milhões.

Os cursos serão realizados em dois módulos (um por semestre), com 40 horas de duração, cada. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas nas próprias escolas.

CELs

O Centro de Estudos de Línguas (CEL) é uma oportunidade para o estudante da rede estadual aprofundar seus conhecimentos, gratuitamente, em um idioma estrangeiro. O programa também oferece cursos de alemão, japonês e italiano – estes são restritos às disponibilidades dos CELs. Nos casos de espanhol, inglês e francês, os alunos poderão se inscrever no Programa de Aperfeiçoamento em Idiomas, independentemente do idioma já fazer parte da grade curricular.

Atualmente, a Secretaria mantém 94 Centros de Estudos de Línguas no Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 16 na Região Metropolitana e 58 em cidades do interior. Para matricular-se nos programas regulares dos CELs, o aluno deve estar cursando o Ensino Médio ou o Ensino Fundamental, a partir da 6ª série. Em 2009, 53 mil alunos estudaram nos CELs de todo o Estado.

Da Secretaria da Educação