Creche de Botucatu transforma resíduos em adubo

Projeto de educação ambiental atinge crianças de até 6 anos

qui, 10/04/2008 - 17h40 | Do Portal do Governo

Desde março do ano passado, as crianças atendidas no Centro de Convivência Infantil (CCI) da Fazenda Experimental Lageado, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), câmpus de Botucatu, participam do projeto “Educação ambiental com crianças até 6 anos: compostagem de resíduos da cozinha do CCI-Lageado e sua utilização”.

A idéia, segundo o coordenador Roberto Lyra Villas-Bôas, docente do Departamento de Recursos Naturais, é transformar os resíduos da creche em adubo, ao mesmo tempo em que as crianças vão adquirindo uma cultura ecológica.

O CCI atende crianças de até sete anos, filhos de funcionários e alunos das Unidades Universitárias de Botucatu. No desenrolar das atividades, elas acompanham o processamento do resíduo em composto orgânico, utilizado como nutrientes para as plantas. Antes da iniciativa, os restos de alimentos eram descartados nos aterros sanitários do município.

Inicialmente as crianças são levadas a compreender como os resíduos são gerados. Posteriormente eles observam seu depósito no lixo comum, o recolhimento pelo caminhão da prefeitura e também sua deposição no aterro. “Elas aprendem que cada dia o aterro vai ficando mais cheio de lixo e que precisam ajudar a mudar essa situação”, explica a orientada Bianca Franco Schrepel, aluna do curso de Agronomia.

O passo seguinte foi a realização do procedimento de compostagem na própria Unidade. Os pequenos aprenderam que é nesta etapa que se promove o gerenciamento e destino final da matéria orgânica gerando, entre outros benefícios, proteção à saúde pública e economia de energia e recursos naturais. “Criamos algumas alternativas a fim de tornar o processo de picagem do resíduo em uma atividade lúdica”, disse Bianca. Segundo ela, foram utilizadas forminhas, picador de legumes moedor de carne, entre outros objetos.

Nos microscópios do laboratório da FCA as crianças puderam observar como os microrganismos agem na transformação dos resíduos em composto orgânico. Após o estágio de maturação e seleção do composto, foram feitos testes de germinação com alpiste para verificar a viabilidade de utilização do material transformado. Como as sementes apresentaram boa germinação, o composto foi utilizado na horta da creche, de onde são colhidos as verduras e os legumes para o preparo das refeições servidas para as crianças.

Da Unesp